Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Adapi apreende 400 doses de vacinas contra Febre Aftosa vencidas

Piauí luta para ser um dos estados livres da Febre Aftosa, que terá 1ª fase da vacina iniciada em maio.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) apreendeu 400 doses de vacinas contra Febre Aftosa vencidas neste sábado (22). As ampolas estavam armazenas em uma geladeira e foram apreendidas por fiscais agropecuários em fiscalização de rotina, em Teresina.

No total, foram 8 frascos de 50 doses, logo 400 doses, apreendidas pela fiscalização que, após apreensão, teve seu termo de inutilização lavrado. A apreensão acontece às vésperas do início da 1ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa 2023. O fiscal Márcio Chaves explicou que as vacinas naquelas condições não teriam mais estímulo.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gado leiloado na Expoapi
Gado leiloado na Expoapi

“A vacina vencida não estimula a produção de anticorpos, seria o mesmo que aplicar nada, sendo lesado o consumidor e colocando em risco a agropecuária do estado já que, se fosse vendida e utilizada, os animais não estariam imunizados e desprotegidos da Febre Aftosa”, explicou o fiscal da Adapi.

Em dezembro de 2022, durante a segunda etapa de vacinação, o Piauí atingiu a marca de 93,47% de cobertura, segundo dados da própria Adapi publicados em 15 de fevereiro de 2023. A marca é maior que o estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é de 90%. Ainda de acordo com a Agêndia, foram 590.566 bovídeos de um total de 631.808 registrados no Piauí.

Apesar dos números, o Piauí não compõe o rol de estados mapeados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como livres da Aftosa. Apenas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e Mato Grosso são internacionalmente reconhecidos como zonas livres.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.