Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara de Teresina aprova regulamentação do lixo na Arsete

A alteração vai possibilitar que o Executivo convoque mais oito aprovados no concurso de 2021.

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade e em regime de urgência especial, projeto de lei do prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), para atribuir à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) a responsabilidade pela regulamentação das empresas que atuam na coleta de lixo. Na prática, assim como já faz com a concessionária Águas de Teresina, a Arsete também vai regular a tarifa do lixo na capital.

Foi aprovada também a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a Arsete. A alteração vai possibilitar que o Executivo convoque mais oito aprovados no concurso realizado em 2021, para atuar na fiscalização da coleta de lixo. O líder de Dr. Pessoa na Câmara, vereador Antônio José Lira (Republicanos), explicou que o regime de urgência foi necessário por conta do prazo do certame que encerraria em primeiro de junho deste ano.

Foto: Alef Leão/GP1Antônio José Lira
Antônio José Lira

“Agora, qual o motivo além da importância para ser urgência especial? É porque se não fosse votado e aprovado hoje, nós iriamos perder por conta do prazo, pois o concurso se finda no dia primeiro de junho, então, agora temos tempo, mesmo que no último momento, para chamá-los, técnicos, sanitaristas e demais profissionais da área”, explicou Lira.

Cargos

Os cargos disponíveis são para as áreas de advocacia, administração, economista, contador, engenheiros civil, ambiental e sanitarista), além de técnico em saneamento.

Também foi aprovado um outro projeto da Prefeitura de Teresina que vai facilitar o acesso de alunos em situação de vulnerabilidade social, aos pré-vestibulares da cidade. O líder do Dr. Pessoa pontuou quais os benefícios da aprovação do projeto, destacando que agora será possível chamar os técnicos da área para atuar dentro gestão o mais célere possível.

“É de muita importância que sejam aprovados esses projetos, principalmente, para aqueles que precisam se preparar ao Enem. O outro projeto é em relação a Arsete, pois é a agência que regula a água de Teresina, então com a organização do plano de cargos e salários vai poder regular também sobre questão do lixo, pois dessa forma serão cargos técnicos, não comissionados, mostrando o compromisso do prefeito com os concurseiros”, reiterou Antônio José Lira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.