Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Programas da Equatorial proporcionam economia na fatura de energia

O cliente que levar seus resíduos em postos de coleta existentes da Equatorial, ganham desconto na conta.

O uso eficiente de recursos naturais e o cuidado com os resíduos sólidos, que promove a diminuição da emissão de gases poluentes, integram as metas dos compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial ao ODS 13. Tendo a sustentabilidade como um dos pilares de atuação, o Grupo Equatorial volta suas ações para esse foco e atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“Atendendo ao ODS 13, temos o projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel, onde trabalhamos por uma visão mais sustentável, incentivando aos clientes trocarem resíduos recicláveis, diminuindo a emissão de dióxido de carbono, pois garante o tratamento correto para os resíduos, ajuda a combater a mudança climática e ainda gera descontos na fatura de energia”, afirmou Dayane Pereira, Líder do Programa de Eficiência Energética da Equatorial.

Foto: Divulgação/AscomProgramas de sustentabilidade Equatorial
Programas de sustentabilidade Equatorial

Ao levar os resíduos (papel, metal, plástico, tetra pack, óleo e PVC) para os postos existentes em Teresina, o cliente tem seu material reciclável pesado e precificado, e, a partir disso, é possível garantir desconto na própria conta de energia ou destinar os créditos para instituições beneficentes. Com o recebimento de resíduos pelo Programa E+ Reciclagem desde 2020, 11 instituições já foram beneficiadas por meio das doações realizadas pelos clientes.

“Desde que conhecemos o projeto E+ Reciclagem, começamos a ficar mais atentos a questão da reciclagem, passamos também para nossos assistidos e para os nossos doadores sobre a importância, não só da reciclagem, que por si só já tem importância para o meio ambiente, mas que com isso eles podem contribuir com as instituições também. Como eles já são doadores da casa, eles podem apoiar cedendo créditos para nossa instituição. A nossa instituição sobrevive só de doações da sociedade civil. O que a gente recolhe, a gente leva para o posto do E+ Reciclagem. O desconto gerado, investimos em outros aspectos importantes para a instituição, como alimentação para os assistidos. É uma grande ajuda”, conta Denise Figueredo, assistente social da Casa Esperança e Vida.

A instituição também realiza conscientização juntos aos doadores. “Estamos sempre pedindo para os doadores e parceiros, que caso eles tenham resíduos que possam ser reciclados, para que possamos levar para o E+ Reciclagem. Desde que conhecemos, tentamos fazer esse trabalho de conscientização também”, ressalta a assistente social.

Foto: Divulgação/AscomGrupo Equatorial atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Grupo Equatorial atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em quase dois anos desde a implantação, o programa recebeu mais de 2.000 toneladas de resíduos, evitando que 5.462 toneladas de dióxido de carbono (CO²) fossem emitidos na atmosfera. “Para a troca, é necessário levar a fatura de energia e os resíduos limpos e separados. É uma economia e um bem para o meio-ambiente e pode ser para uma instituição beneficente, conforme destinação dos créditos”, ressalta Dayane Pereira.

Outro projeto do Grupo Equatorial que beneficia as instituições é o E+ Energia do Bem, que desenvolve e implementa soluções em equipamentos e tecnologia para melhor a eficiência energética das instituições social, englobando também soluções com geração distribuída de energia solar.

“O projeto chegou na nossa instituição com o objetivo de nos ajudar a diminuir a nossa conta de energia através da implantação do sistema solar. E veio em um momento muito oportuno, de dificuldade por conta da pandemia. A ajuda nos favoreceu a usar esse valor em outras despesas da casa, como material de limpeza e alimentos. Hoje os idosos podem ter acesso aos aparelhos de ar-condicionado, a lavadeira pode utilizar todas as máquinas, nossos computadores são usados de forma mais intensa. Tudo por conta do projeto E+ Energia do Bem”, afirmou Liliane Costa, coordenadora do Abrigo São Lucas.

E+ RECICLAGEM

Confira os endereços dos postos de troca e horário de funcionamento:

Posto fixo - Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 - São Raimundo, zona sudeste de Teresina

Postos de coleta itinerantes:

Segunda-feira (Zona Norte): Centro de Capacitação - Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcellos, nº 4838, bairro Itaperu;

Terça-feira (Zona Leste): Escola Municipal Professor Valter Alencar - Rua Farmacêutico Raul Bacellar, nº 3581, bairro Planalto Uruguai;

Quarta-feira (Zona Norte): Centro de Produção do Parque Wall Ferraz – Avenida Min. Sérgio Mota, bairro Parque Wall Ferraz;

Sexta-feira (Zona Sul): Sede do Projeto MP3 – Avenida Professor Valter Alencar, nº 762, bairro São Pedro.

Horários de funcionamento:

Itinerante e Fixo: de segunda a sexta 08h às 12h e 13h às 17h

Somente o Fixo: aos sábados 08h às 12h

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.