Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sesapi vai implantar cirurgia cardíaca no Hospital Infantil Lucídio Portella

Com a implantação desse serviço, a Sesapi vai evitar transferências das crianças para outros estados.

O Hospital Infantil Lucídio Portella vai realizar cirurgias cardíacas em recém-nascidos e bebês que nasceram com cardiopatia congênita. A ação faz parte do programa de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“Essa é uma excelente notícia para a população do Piauí. Um marco histórico para a medicina do nosso estado, que pretende levar serviços de ponta para nossa rede hospitalar. O que mostra o compromisso do Governo do Estado, através da Sesapi, em melhorar a rede de alta complexidade do Piauí”, pontua o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Atualmente, pacientes com essas condições clínicas precisam se deslocar a outros estados para realizar cirurgia. Os defeitos congênitos podem ser divididos em três categorias: simples, de média e de alta complexidade. A diferença entre eles é a urgência do procedimento cirúrgico.

Nas cardiopatias simples ou de média complexidade, a criança pode esperar alguns meses ou anos para realizar a correção. Em casos mais graves, nas malformações de alta complexidade, o recém-nascido precisa passar pelo procedimento cirúrgico em até 15 dias de vida para sobreviver.

“As crianças que nascerem ou estiverem com essa doença, poderão contar com o serviço cirúrgico no estado do Piauí, no segundo semestre de 2023. Antes, para ter acesso ao serviço, essas crianças passavam por Tratamento Fora de Domicílio”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

“Elas estão em um momento delicado, recém-nascidas, com baixo peso, e não vão precisar se deslocar de UTI aérea para outros estados. Vão receber o atendimento no Piauí”, finaliza Dirceu Campelo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.