Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina participa de curso sobre educação básica pública

O curso foi ministrado pelo Coordenador de Operacionalização do FUNDEB, Leomir Ferreira de Araújo.

A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), participou do curso promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que teve como tema central a “Educação Básica Pública: Financiamento, Aplicação dos Recursos e Controle Social” destinado a controladores sociais, profissionais do magistério e conselheiros do Fundeb”. Gestores e conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Teresina/Piauí, representaram a secretaria, oportunidade em que absorveram mais conhecimento sobre o fundo.

O curso foi ministrado pelo Coordenador de Operacionalização do FUNDEB, Leomir Ferreira de Araújo, muitas dúvidas foram esclarecidas através de questionamentos dos presentes, a ação teve o objetivo de proporcionar aos profissionais a segurança jurídica aos gestores em relação à aplicação financeira, orientação dos recursos, em relação ao entendimento do FNDE e dos demais órgãos de controle. Para além da convergência entre a realização de despesas na educação básica pública e plano de governo definido pela Prefeitura Municipal.

Foto: Divulgação/AscomSemec participa de curso educação básica pública sobre financiamento
Semec participa de curso educação básica pública sobre financiamento

Na oportunidade, o Presidente do CACS-FUNDEB/THE, Carlos Alberto Ferreira Rodrigues, falou sobre a realização da Semana de Ação Mundial 2023(SAM), que é uma iniciativa global, que tem o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação. “o evento representou um momento importantíssimo para o nosso conselho, tendo em vista que, estamos iniciando nossos trabalhos neste colegiado, e essa ação contribui muito para que possamos melhorar nossa atuação na avaliação das contas públicas”, disse o Presidente.

“O evento foi muito importante especialmente porque trouxemos clareza, sobre os instrumentos, sobre as técnicas sobre os meios que os gestores têm para executar os recursos da educação e os conselhos sociais fiscalizar esses recursos que é tão necessário aos educandos do nosso país”, disse o palestrante Leomir Ferreira de Araújo.

A secretária executiva de Gestão, Edileusa Sampaio participou do curso, também, representando o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

Foto: Divulgação/AscomSemec participa de curso educação básica pública sobre financiamento
Semec participa de curso educação básica pública sobre financiamento

FUNDEB/THE informa

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Teresina/Piauí – CACS-FUNDEB/THE organizado na forma de colegiado, criado pela Lei Municipal nº 5.574, de 29 de março de 2021, em conformidade com o artigo 212-A da Constituição Federal, regulamentado na forma da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, com mandato vigente, para o quadriênio 2023-2026, através do Decreto nº 23.396, de 20 de dezembro de 2022 e Decreto nº 23.869, de 30 de março de 2023, no uso de suas atribuições de acompanhar e controlar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo; fiscalizar as ações públicas com o uso dos recursos na educação pública local, vem a público, esclarecer que dentro das reuniões deste colegiado não se divulgam denúncias de nenhum segmento, seja de pais, alunos, professores, gestores, entre outros.

Tendo em vista que o artigo 34, §7º, Inciso III, da Lei Federal 14.113/2020 assegura a este colegiado a “isenção da obrigatoriedade de testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício de suas atividades de conselheiro e sobre as pessoas que lhes confiarem ou deles receberem informações”, todos os conselheiros assinam um termo de compromisso, responsabilidade e zelo pelo sigilo e pela segurança das informações que são utilizadas com fins de análises, para posterior aprovação e assinatura do colegiado deste Conselho, cumprindo as determinações da Lei Federal nº 14.113/2020, Lei Municipal nº 5.574/2021 e o seu Regimento Interno, sendo defesa a divulgação de discussões realizadas dentro das reuniões ordinárias e extraordinárias do Colegiado antes da decisão oficialmente publicada por este Conselho. Portanto, qualquer informação veiculada relatando ocorrências em reuniões ou que fora feita por um dos conselheiros em forma de denúncia, não procede e não tem a aprovação deste Conselho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.