Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Morre aos 101 anos o ex-presidente da OAB do Piauí Celso Barros Coelho

O velório vai ocorrer na sede da própria OAB-PI, na Rua Governador Tibério Nunes, bairro Cabral.

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional-Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho, avô do atual presidente Celso Barros Neto, morreu nesta segunda-feira (10) aos 101 anos em Teresina. A causa da morte não foi divulgada pela família.

O velório vai ocorrer na sede da própria OAB-PI, na Rua Governador Tibério Nunes, bairro Cabral, zona norte de Teresina, a partir das 19h. O sepultamento acontece nesta terça-feira (11), às 09h, no Cemitério Parque Jardim da Ressurreição.

Foto: Divulgação/OAB-PiauíCelso Barros Coelho, avô do presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto
Celso Barros Coelho, avô do presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto

Em maio de 2022, Celso Barros Coelho foi homenageado pela OAB-PI pelos seus 100 anos de vida. Na cerimônia, foi considerado membro honorário vitalício da seccional. O ex-presidente é uma referência e ofereceu imensa contribuição para a advocacia piauiense, tendo presidido a seccional em seis mandatos (entre 1963 e 1969, durante três meses no ano de 1970 e entre 1971 e 1974).

O atual presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, neto de Coelho, destacou que seu avô possui uma história de luta e superação, conseguindo se firmar como um dos nomes mais importantes do Direito no Piauí.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Celso Barros
Celso Barros

“Celso Barros é um lutador. Demonstrou que durante toda a sua vida foi feita pela luta, pela luta de sair do sertão, de ter sido órfão de pai muito novo, de vir para Teresina estudar e aprender sozinho, de trilhar um caminho e exercer com muita dignidade as funções que desempenhou. No magistério, sendo um professor de gerações. Na política, sendo um grande legislador, nas letras, sendo um sábio e literato, na OAB, enquanto dirigente por seis mandatos e, sobretudo, na advocacia que exerceu com muita coragem e dignidade ao longo de setenta anos”, destacou Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB Piauí e neto de Coelho.

Biografia de Celso Barros Coelho

Celso Barros Coelho foi um dos mais importantes juristas do Piauí, formou-se no ano de 1953 pela Faculdade de Direito do Piauí. É um dos fundadores da Faculdade Católica de Filosofia do Piauí (FAFI), um dos embriões da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi professor da UFPI e além de ex-presidente da OAB-PI, foi autor de diversos livros e possui cadeira na Academia de Letras do Piauí.

Celso Barros Coelho também foi um político brasileiro e iniciou a trajetória durante o Regime Militar. Ele fundou o PDC em Teresina e foi eleito deputado estadual em 1962. No entanto, sofreu a cassação de seu mandato em maio de 1964. Apesar disso, ele foi eleito presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (1964-1974) e continuou atuando como advogado no estado.

Após o retorno do pluripartidarismo em 1980, ele migrou para o PDS e foi eleito primeiro suplente de deputado federal em 1982 e assumiu o mandato em agosto de 1985. Celso Barros Coelho tentou se reeleger, mas não obteve sucesso. Ele ocupou o cargo de Secretário de Governo durante o primeiro ano da administração de Mão Santa, no Governo do Estado. Ele também foi o segundo suplente de deputado federal em 2006, pelo PMDB.

Como advogado, Celso Barros Coelho prestou assessoria para a elaboração das Constituições dos Estados do Tocantins, Piauí e Maranhão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.