Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Delegado Luccy Keiko faz reunião emergencial após Teresina registrar 6 homicídios

Autoridade policial disse que já foram identificados suspeitos e que haverá operação neste fim de semana.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, realizou uma reunião emergencial com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Piauí na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nesta terça-feira (18), após Teresina ter registrado uma onda de violência sangrenta com seis casos de homicídio em um período de 24 horas.

Em entrevista ao GP1, o delegado-geral Luccy Keiko comentou sobre as estratégias discutidas durante a reunião para aumentar a resolutividade dos crimes de homicídio e para evitar a ocorrência de mais assassinatos.

Foto: Brunno Suênio/GP1Delegado Luccy Keiko
Delegado Luccy Keiko

"Toda vez que ocorre um ponto fora da curva assim como ontem [dia 17 de julho], a gente se reúne, justamente para não deixar que a criminalidade cresça novamente. Então, esse foi o motivo da reunião para tratar das últimas mortes ocorridas em Teresina, saber quais as motivações delas, quais os locais de Teresina onde se concentraram essas mortes. Além do DHPP, tratar também com DEPRE, com DRACO, com Polinter, com a Inteligência, a forma mais rápida de elucidar esses crimes e de evitar outras mortes em decorrência das mesmas motivações, por exemplo, se realmente for em decorrência de briga de facções", comentou Keiko.

Suspeitos identificados

O delegado-geral relatou também que já foram identificados suspeitos de autoria desses homicídios, assim como expôs que outro objetivo da reunião emergencial foi deliberar a respeito de como outras unidades da Polícia Civil podem auxiliar na redução de mortes na Capital.

"Foi uma reunião muito boa, o delegado do DHPP explanando para a gente as prováveis motivações das mortes, inclusive, com algumas delas já têm suspeitos. Nós tivemos deliberações que não posso revelar, mas as principais deliberações foram sobre como essas outras unidades que eu mencionei podem auxiliar na redução de mortes em Teresina, justamente prendendo, investigando os mesmos autores. Por vezes os mesmos responsáveis por mortes, são responsáveis também por roubo de veículos, por tráfico de drogas e por isso é muito necessário o compartilhamento de informações. Para que a gente faça uma atuação mais intensa esses dias na Capital", atribuiu Luccy Keiko.

Resposta rápida

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí assegurou que a sociedade terá a rápida e justa resposta na elucidação desses homicídios e que já está previsto uma ação policial integrada, neste fim de semana, em Teresina.

"A população vai sim ter uma resposta. Estamos programando algumas ações para o fim de semana, junto com a Polícia Militar, e focando justamente na resolução rápida dos últimos crimes, que é o que realmente reduz, quando você prende quem está matando. A resposta vai ser uma atuação mais intensa em torno de pessoas que estejam envolvidas com facções criminosas e que possivelmente estejam envolvidas em tais crimes [homicídios]", disse Luccy Keiko.

Facções criminosas

De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, que participou da reunião, o objetivo é traçar um plano de segurança pública para diminuir os índices de homicídio na Capital.

"Nos próximos dias já devemos mover esse plano de segurança pública para ser aplicado aqui em Teresina, para diminuir esse alto índice de homicídios que foi registrado ontem [dia 17 de julho] e eu afirmo que esse foi um caso isolado aqui na nossa cidade [em Teresina]", pontuou o delegado Zanatta.

Foto: Brunno Suênio/ GP1Delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, e o delegado Matheus Zanatta
Delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, e o delegado Matheus Zanatta

Ainda conforme o delegado Matheus Zanatta, em grande parte dos assassinatos na Capital foi constatado a participação de facções criminosas. Desta forma, o DRACO, que desempenha papel fundamental no combate ao crime organizado, colaborou na elaboração da nova estratégia de segurança pública.

"A participação do DRACO é de fundamental importância porque em todos os homicídios, ou em grande parte deles, existe um envolvimento direto ou indireto de facções criminosas e por isso que o DRACO também vai participar desse planejamento operacional de segurança que vamos montar", declarou o delegado.

Providências

Zanatta explicou também que, dentre as providências que devem ser implementadas para reduzir os casos de homicídio, está o maior policiamento ostensivo e aéreo, bem como aumento da fiscalização em bares e comércios.

"Nos próximos dias teremos um maior policiamento ostensivo, investigativo, um policiamento aéreo e também fiscalização em bares e comércios, em pontos críticos na cidade para diminuir os índices de homicídios", finalizou o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI.

Reunião

Participaram da reunião: o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko; o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta; o gerente de Polícia Especializada, delegado Tales Gomes; o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa; o diretor do DHPP, delegado Francisco Costa, o Barêtta; o diretor de inteligência da Polícia Civil do Piauí, delegado Yan Brainer; o diretor de inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.