Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles inaugura nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

A inauguração aconteceu, na manhã desta sexta (28), e contou com a presença de diversas autoridades.

Gabriel Paulino/Ccom 1 / 25 Rafael Fonteles inaugura nova maternidade Rafael Fonteles inaugura nova maternidade
Gabriel Paulino/Ccom 2 / 25 Descerramento da placa Descerramento da placa
Gabriel Paulino/Ccom 3 / 25 Wellington Dias, Nísia Trindade e Rafael Fonteles Wellington Dias, Nísia Trindade e Rafael Fonteles
Gabriel Paulino/Ccom 4 / 25 Inauguração da nova maternidade Inauguração da nova maternidade
Gabriel Paulino/Ccom 5 / 25 Autoridades presentes na inauguração Autoridades presentes na inauguração
Gabriel Paulino/Ccom 6 / 25 Instalações da nova maternidade Instalações da nova maternidade
Gabriel Paulino/Ccom 7 / 25 Senador Marcelo Castro Senador Marcelo Castro
Gabriel Paulino/Ccom 8 / 25 Ministra Nísia Trindade conhecendo as instalações da nova maternidade Ministra Nísia Trindade conhecendo as instalações da nova maternidade
Gabriel Paulino/Ccom 9 / 25 Primeira-dama Isabel Fonteles Primeira-dama Isabel Fonteles
Gabriel Paulino/Ccom 10 / 25 Elzuíla Calisto e Isabel Fonteles Elzuíla Calisto e Isabel Fonteles
Gabriel Paulino/Ccom 11 / 25 Isabel, Rafael Fonteles, Nísia Trindade, Nazareno Fonteles Isabel, Rafael Fonteles, Nísia Trindade, Nazareno Fonteles
Gabriel Paulino/Ccom 12 / 25 Paciente sendo atendida na nova maternidade Paciente sendo atendida na nova maternidade
Gabriel Paulino/Ccom 13 / 25 Ministra Nísia Trindade conhecendo a nova maternidade Ministra Nísia Trindade conhecendo a nova maternidade
Gabriel Paulino/Ccom 14 / 25 Rafael Fonteles e Nísia Trindade Rafael Fonteles e Nísia Trindade
Gabriel Paulino/Ccom 15 / 25 Wellington Dias e Rafael Fonteles Wellington Dias e Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 16 / 25 Rafael Fonteles Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 17 / 25 Ministra Nísia Trindade Ministra Nísia Trindade
Lucas Dias/GP1 18 / 25 Rafael Fonteles discursando Rafael Fonteles discursando
Lucas Dias/GP1 19 / 25 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 20 / 25 Ministro Wellington Dias Ministro Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 21 / 25 Nísia Trindade Nísia Trindade
Lucas Dias/GP1 22 / 25 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 23 / 25 Inauguração da nova maternidade de Teresina Inauguração da nova maternidade de Teresina
Lucas Dias/GP1 24 / 25 Autoridades no evento Autoridades no evento
Lucas Dias/GP1 25 / 25 Secretário Washington Bandeira Secretário Washington Bandeira

O governador Rafael Fonteles inaugurou, na manhã desta sexta-feira (28), a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na Avenida Presidente Kennedy, na zona leste de Teresina. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, como a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Rafael Fonteles discursou falando que a nova maternidade é a maior obra de saúde do estado das últimas cinco décadas. “Hoje temos uma obra coletiva, feita a muitas mãos, que envolveu muitos recursos públicos e que foi pensada para ser a maior e melhor maternidade do Brasil. A nova maternidade é a maior obra de saúde do Piauí dos últimos 50 anos, é um marco como foi lá atrás o nosso Hospital Getúlio Vargas”, destacou.

“São equipamentos modernos, com uma equipe muito bem selecionada para que esse atendimento humanizado multidisciplinar aconteça da porta de entrada até os procedimentos mais complexos. São R$ 175 milhões investidos. O ex-governador Wellington Dias e a ex-governadora Regina Sousa iniciaram esse processo junto com a bancada federal, então há recursos federais da ordem de R$ 145 milhões”, explanou Rafael Fonteles.

“Grandiosidade”

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que a nova maternidade é uma das maiores e mais modernas do Brasil. “A sua grandiosidade se dá porque ela é equipada no padrão dos mais avançados do Brasil garantindo a o cuidado da saúde da mulher no período da gravidez, quando tem o parto mais complexo e também do bebê nos primeiros meses de vida”, declarou.

Referência na Saúde

A ministra Nísia Trindade ressaltou a referência que o estado é na área da Saúde em todo o Brasil. “Eu sou testemunha da referência do Piauí na saúde e essa maternidade representa, pela fala de todos e pelo que eu vi das instalações, a realização do sonho de toda uma geração de profissionais e, sobretudo, da população do estado”, afirmou.

“Quero ressaltar que para o Ministério da Saúde que tem, neste momento, a retomada do que foi começado já no primeiro governo do presidente Lula e depois da presidente Dilma, de fortalecer tanto a atenção primária como a especializada, a integralidade do SUS, esse trabalho de vocês é referência”, declarou Nísia Trindade.

Funcionamento

A diretora da maternidade, Carmen Viana Ramos, explicou o que vai funcionar nessa primeira fase da inauguração. “É um momento muito emocionante e esperado por nós, é um sonho que está sendo concretizado. Nesse primeiro momento aqui vai funcionar o ambulatório, onde são feitas as consultas de pré-natal para gestantes e bebês que nascem na maternidade e são classificados de alto risco”, pontuou.

“Na segunda fase, que será no final de outubro, a gente vai inaugurar toda a parte de internação, a parte de parto, de acompanhamento desses bebes que nascem na maternidade, abertura das UTIs, do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), o banco de leite, tudo isso será na segunda fase”, completou Carmen Viana.

Sesapi

“O hospital vai oferecer o melhor tratamento que existe, o mais moderno no Brasil e no mundo. Hoje, a maternidade atual já tem áreas que só tem lá, nem a rede privada oferece. Além de oferecer mais eficiência, mais qualidade e uma maior tecnologia, a nova maternidade terá os melhores profissionais nessa ala de materna- infantil que dará o melhor tratamento possível às gestantes do Piauí”, garantiu Antônio Luiz, secretario de Saúde do estado.

Inovadora

O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, lembrou que a conclusão da maternidade estava prevista no plano de gestão do governador Rafael Fonteles. “A antiga maternidade prestou serviços memoráveis a milhares de famílias piauienses e de outros estados e agora ela ganha um local digamos, entre aspas, de luxo, pela majestosidade e pela qualidade dos serviços que vai oferecer, é um compromisso que se cumpre do plano de gestão e algo inovador do ponto de vista da sociedade piauienses como um todo”, afirmou.

A nova maternidade

A nova Evangelina Rosa terá 174 leitos de enfermaria; 30 de UTI Neonatal; 30 de UTI Neo Intermediária; 15 leitos Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 6 leitos de Observação Pronto Atendimento e 12 leitos de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). Além disso, terá 6 salas de Centro Cirúrgico e 3 salas do Centro de Parto Normal, que começarão a funcionar em novembro.

A maternidade vai contar com mais de 20 especialidades médicas, como obstetrícia, pediatria, neonatologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, terapia intensiva, oftalmologia, anestesiologia, citologia, genética, ginecologia, radiologia e ultrassonografia.

A unidade também oferecerá assistência nas áreas de enfermagem obstétrica e neonatal, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, biomedicina, farmácia, engenharia clínica e odontologia. As pacientes que forem reguladas para a maternidade terão acesso a todos esses serviços.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.