Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP aponta que jovem executado no Residencial Betinho era membro de facção

Segundo o DHPP, as linhas de investigação apontam que o crime foi por vingança ou disputa entre facções.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deu início às investigações sobre o homicídio de Danilo José Barbosa, de 17 anos, morto a tiros na noite dessa quarta-feira (09) no Residencial Betinho, região do bairro Santa Fé, na zona sul de Teresina. Segundo as investigações, a vítima era membro de facção criminosa e o homicídio pode ter ocorrido motivado por vingança ou disputa entre facções.

O delegado Danúbio Dias, que preside as investigações, informou que Danilo Barbosa possui passagem pela polícia por crime de receptação e que há duas linhas de investigação para esclarecer o homicídio. A primeira é que o jovem de 17 anos teria roubado um celular e a execução aconteceu quando a vítima do possível roubo tentou recuperar o item, enquanto a segunda hipótese é que os algozes queriam roubar celulares, mas reconheceram Danilo como integrante de facção rival e o executaram.

Foto: Reprodução/ WhatsappDanilo José Barbosa
Danilo José Barbosa

"São duas linhas de investigação levando em consideração. A primeira informação que obtivemos é que a vítima teria cometido roubo de aparelhos celulares e possivelmente a vítima do roubo, dono do celular em questão, foi até a vítima para recuperar o celular roubado, portanto, na ocasião, para se vingar atirou na vítima. Essa é a primeira linha de investigação, alguém que já teve o celular roubado pela vítima foi tentar recuperar o celular. A segunda linha de investigação é que a vítima, por ser faccionada, foi reconhecida por um daqueles indivíduos e por ser de facção rival, a pessoa que atirou conheceu a vítima e decidiu executá-la ali mesmo", explicou o delegado Danúbio Dias.

Durante a ação criminosa, foram subtraídos dois celulares, sendo um do jovem de 17 anos e outro da mulher que estava ao lado da vítima e testemunhou o assassinato de Danilo Barbosa.

Polícia descartou hipótese de latrocínio

O delegado Danúbio Dias também justificou o descarte da linha de investigação que indica a motivação do homicídio como sendo o latrocínio, que é o roubo com resultado morte.

"Por que sustentamos que não é latrocínio? Nem a vítima nem a testemunha que estava ao lado da vítima ofereceram resistência. A vítima também sofreu disparos na região da cabeça, essas lesões que foram encontradas na vítima são características de disparos a curta distância porque apresentava zona de tatuagem. Ou seja, o atirador foi até a vítima, se aproximou, aproximou o cano da arma, botou próximo a cabeça da vítima e efetuou os disparos, ou seja, não é uma característica típica de latrocínio. As características apresentadas até o momento é de que se trata de uma execução", assegurou a autoridade policial.

Câmera flagrou o assassinato

Uma câmera de segurança flagrou o exato momento da ação criminosa que resultou na morte do jovem Danilo José Barbosa. Nas imagens é possível observar que a vítima e uma segunda pessoa estavam sentados em uma calçada quando foram abordadas por dois criminosos que chegaram em uma motocicleta e com arma em mãos. O crime ocorreu em menos de um minuto e depois, os bandidos fugiram em sentido ignorado.

O delegado Danúbio Dias pontuou que ainda não há identificação dos criminosos ou da motocicleta que eles usaram para transitar pelas ruas do Residencial Betinho. Desta forma, a polícia está em busca das imagens originais da câmera de segurança que flagrou o crime e outras imagens que possam ter registrado a fuga dos bandidos.

"Os dois executores chegaram em uma moto preta e ambos estavam de capacete. Ela ainda não foi formalmente ouvida, ela foi entrevistada pelos investigadores de plantão. Ela está em choque, já que presenciou muito proximamente um crime violento e esses crimes violentos da forma como foi praticado acaba traumatizando quem testemunha. A motocicleta também não foi identificada ainda. Estamos tentando obter as imagens originais para verificar eventuais rotas de fuga e verificar se há mais câmeras que podem ter registrado eles", explicou o Danúbio Dias.

O homicídio

Danilo José Barbosa foi assassinado com pelo menos três disparos de arma de fogo no início da noite desta quarta-feira (09), na Rua Luís Adolfo Fachinete, no Residencial Betinho, região do bairro Santa Fé, na zona sul de Teresina.

Equipes do 22º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, responsáveis pelo policiamento na região, foram acionadas por populares por volta de 19h30 e isolaram o local do crime para a realização da perícia. Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.