Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Julgamento de acusado de matar a estudante Janaína Bezerra é adiado

A sessão do Júri Popular estava marcada para a manhã desta quinta (17), mas foi adiado para setembro.

O julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa acusado de estuprar e assassinar a estudante de Jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, que estava marcado para esta quinta-feira (17) foi adiado e remarcado para o dia 1º de setembro.

Segundo a advogada Rosemary Farias, da Frente Popular de Mulheres contra Feminicídio, a suspensão aconteceu devido à falta de quórum dos jurados causada pela ausência de 12 jurados do quadro de servidores da UFPI. "Infelizmente a UFPI falha mais uma vez com a Janaína. Isso é um absurdo. A intimação do Poder Judiciário não chegou às mãos dos jurados. O Judiciário mandou a intimação e a UFPI não encaminhou aos servidores", denunciou.

Foto: GP1Julgamento de acusado de matar Janaína Bezerra é adiado
Julgamento de acusado de matar Janaína Bezerra é adiado

“O motivo do adiamento do julgamento para o dia 1º de setembro foi a ausência de quórum de jurados, ou seja, aqueles que deveriam estar aqui não estiveram e não estiveram porque 12 deles eram servidores da UFPI que recebeu a notificação, mas não encaminhou para eles, então eles não estiveram aqui porque não foram notificados, a UFPI é a responsável e ela será multada”, explanou assistente de acusação, Jéssica Lima.

O acusado, que está preso preventivamente, será julgado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (emprego de meio cruel e feminicídio), estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Família foi impedida de acompanhar a sessão

Antes do início da sessão, o juiz Antônio de Jesus Nollêto proibiu a família de Janaína de acompanhar o julgamento, o que causou revolta em todos os que estavam presentes.

Em entrevista ao GP1, a irmã de Janaína, Leidiane Maria, criticou a proibição. “Não deixaram ninguém entrar, só disseram que estava em segredo de justiça. É injusto a família não poder entrar. O que a gente clama é por justiça para que não aconteça com nenhuma outra Janaína no mundo. Paz ninguém tem, só queremos justiça”, afirmou.

Denúncia

O promotor João Mendes Benigno Filho, da 13ª Promotoria de Justiça de Teresina, denunciou o acusado pelos crimes de homicídio qualificado, por emprego de meio cruel e feminicídio, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. Caso seja considerado culpado, a soma das penas máximas pelos quatro crimes pode chegar a 50 anos.

Foto: Reprodução/InstagramThiago Mayson da Silva Barbosa
Thiago Mayson da Silva Barbosa

A denúncia contra Thiago foi recebida no dia 24 de fevereiro.

O crime

Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, foi brutalmente estuprada e morta dentro de uma sala de aula da UFPI no dia 28 de janeiro deste ano, após uma calourada. Thiago Mayson, que era aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da instituição, foi preso em flagrante.

Foto: Arquivo Pessoal InstagramJanaína da Silva Bezerra, estudante de jornalismo encontrada morta na UFPI
Janaína da Silva Bezerra, estudante de jornalismo encontrada morta na UFPI

Segundo a Polícia Civil, a causa da morte de Janaína foi “asfixia ocasionada pela luxação da região cervical, havendo compressão da medula”. Isso significa que ela morreu por conta da violência do estupro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.