Fechar
GP1

Lagoa de São Francisco - Piauí

Rafael Fonteles e Sônia Guajajara inauguram Museu Indígena no Piauí

O museu indígena teve investimento na ordem de R$ 739.518,38, com recursos do Tesouro Estadual.

O governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (30), o primeiro museu dedicado a cultura e ancestralidade dos povos indígenas do Piauí, situado na comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco. A inauguração do Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Segundo o governador, a inauguração reforça o compromisso de sua gestão com os povos indígenas do Estado. O museu teve investimento na ordem de R$ 739.518,38, com recursos do Tesouro Estadual.

Foto: Divulgação/AscomRafael Fonteles e Sônia Guajajara na inauguração
Rafael Fonteles e Sônia Guajajara na inauguração

“É o primeiro museu voltado para os povos originários do Piauí, que reafirma o nosso compromisso com o resgate e a valorização da população indígenas”, declarou Rafael Fonteles.

Sônia Guajajara ressaltou a importância do museu, como instrumento de afirmação e manutenção da história dos povos originários. “O Piauí foi um dos últimos estados a reconhecer os povos originários e a titular os territórios, então, é muito importante a construção desse museu para manter viva a história dos povos indígenas aqui no estado”, afirmou a ministra.

Foto: Divulgação/AscomMuseu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty
Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty

O museu conta com um espaço de aproximadamente 380 m² e dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

Ainda em Lagoa de São Francisco, o governador entregou kits de irrigação para agricultores e para a Associação dos Povos Indígenas Tabajara, Tapuio Itamaraty, por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.