Fechar
GP1

São Lourenço do Piauí - Piauí

Thiago Santana é eleito prefeito de São Lourenço do Piauí com 56,33% dos votos

O candidato do PSD conquistou 2.251 votos, contra 1.745 votos do seu adversário, Mundola Marques, do PT.

Thiago Damasceno Ribeiro Santana (PSD), mais conhecido como Thiago Santana, foi eleito prefeito de São Lourenço do Piauí. Na eleição municipal suplementar, ocorrida neste domingo (06), Thiago Santana conseguiu 2.251 votos, equivalente a 56,33% do total computado no município. A eleição ocorreu após a cassação do mandato de Biraci Damasceno Ribeiro, mais conhecido como “Bira”, em abril deste ano.

Ao todo, foram registrados 3.996 votos válidos em São Lourenço do Piauí. Wallacy Rangel de Oliveira Paes foi eleito vice-prefeito. Thiago Santana, que é advogado, estava disputando o cargo contra Raimundo Nonato de Sousa Marques, mais conhecido como Mundola Marques, do Partido dos Trabalhadores, que recebeu somente 1.745 votos, equivalente a 43,67%. Os votos em branco foram 1,11% e os votos nulos corresponderam a 2,53%.

Foto: Reprodução/ InstagramDr. Thiago Santana foi eleito o prefeito de São Lourenço do Piauí
Dr. Thiago Santana foi eleito o prefeito de São Lourenço do Piauí

A disputa neste pleito ocorreu entre a coligação "São Lourenço em Boas Mãos", composta pelos partidos PSD e PP, com os candidatos Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes, e a federação "Brasil da Esperança - Fé Brasil", formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, com Raimundo Nonato de Sousa Marques e Marcelo Ribeiro de Oliveira, como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Após a cassação do mandato de Biraci Damasceno Ribeiro, mais conhecido como “Bira”, eleito prefeito de São Lourenço do Piauí no pleito de 2020, quem assumiu a prefeitura da cidade foi o presidente da Câmara Municipal da cidade e irmão do ex-prefeito, Iran Damasceno Ribeiro.

Cassação do mandato do ex-prefeito por compra de votos

No dia 11 de abril deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de São Lourenço do Piauí, Biraci Damasceno Ribeiro, mais conhecido como “Bira” e Valdeci Paes de Castro, respectivamente, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Além da cassação, o prefeito e o vice foram multados em aproximadamente R$ 53 mil.

Entenda o caso

Nas eleições de 2020, a coligação A Vitória é do Povo, encabeçada pela ex-prefeita e candidata Michelle de Oliveira Cruz, ajuizaram, respectivamente, uma representação e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), nas quais acusaram a chapa vencedora de oferecer dinheiro e outras vantagens em troca do apoio do eleitorado. Para subsidiar as alegações, as recorrentes afirmaram que tanto Biraci Ribeiro quanto Valdeci de Castro assumiram as irregularidades praticadas no último pleito municipal.

Segundo a denúncia, em entrevista concedida à Rádio Serra da Capivara em 18 de novembro de 2020, o prefeito teria admitido que praticou boca de urna na data da votação. Também foram apresentados pela coligação e pela candidata adversária dois áudios captados em local público em que o vice-prefeito reconhece que a oferta de benefícios a eleitores foi determinante para garantir a vitória nas urnas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.