Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Brasil registra 390 mil casos casos de dengue

Na contramão do cenário nacional, o Piauí vem reduzindo o número de casos da doença em 2024.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nessa quarta-feira (07), o Brasil registra, apenas neste ano de 2024, mais de 390 mil casos prováveis de dengue e 54 mortes pela doença em todo o país. Além disso, a Pasta investiga outros 273 óbitos para confirmar se foram decorrentes da enfermidade ou não.

Até agora, os estados do Acre, de Minas Gerais, de Goiás, além do Distrito Federal decretaram situação de emergência em saúde pública, instituto que se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos e que facilita a obtenção de recursos do Governo Federal.

Foto: Reprodução/PixabayMosquito da dengue
Mosquito da dengue

Diante desse cenário, o Governo Federal deve antecipar o início da vacinação contra a doença para a próxima sexta-feira (09), pelo menos no Distrito Federal, que deve receber um total de 194 mil doses da vacina, a Qdenga. Em todo o país, o Ministério da Saúde distribuirá a vacina, inicialmente, para 521 municípios, considerados regiões de foco da doença.

Foto: Divulgação/TakedaQDenga, a vacina contra a dengue chega ao Brasil e será aplicada através do SUS
QDenga, a vacina contra a dengue chegou ao Brasil e será aplicada através do SUS

Casos no Piauí

Na contramão do que acontece no cenário nacional, o estado do Piauí apresentou, até a 6ª semana de 2024, uma redução de 17,5% no número de casos prováveis da doença em relação ao mesmo período de 2023.

Mesmo com a redução de casos de dengue e chikungunya no estado, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reforça a orientação para que a população e gestores municipais intensifique a prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da doença. Confira abaixo alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue.

Vasos de planta

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

Descarte correto de objetos que acumulam água

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

Limpeza de calhas e caixas-d'água

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

Armazenagem de garrafas

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.