Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Vereador de Parnaíba propõe criar Dia do Criador de Pombo e causa indignação

A matéria é de autoria do vereador Assis Car, do Solidariedade, e segue em votação na Câmara.

A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou, em 1ª votação, nessa terça-feira (12), o Projeto de Lei Ordinária nº 16/2024, que pretende instituir o Dia do Columbófilo, ou Dia do Criador de Pombos-Correios, a ser comemorado todo dia 06 de junho.

A matéria é de autoria do vereador Assis Car, do Solidariedade. Ao pedir a palavra durante Sessão Ordinária, o parlamentar disse que não se trata de um feriado, mas sim de contemplar os criadores de pombos com uma data para comemorar.

Foto: Reprodução/YouTubeVereador Assis Car pediu momento de fala para defender seu projeto
Vereador Assis Car pediu momento de fala para defender seu projeto

“Tem pessoas aqui [na cidade de Parnaíba] que criam pombos. Então, são criadores de pombos-correios né...que querem comemorar essa data, mas não tô pedindo pra ser feriado, não, senhor presidente [Daniel Jackson, presidente da Câmara Municipal de Parnaíba]. É só essas pessoas que criam os pombos que vão comemorar o dia, o senhor está entendendo? Então, nós temos aqui mais ou menos 30 ou 40 criadores de pombos que têm esse campeonato entre eles. Muito obrigado, senhor presidente”, disse Assis Car durante seu momento de fala.

A pauta gerou reação nas redes sociais. “Meu Deus, com tanta demanda na cidade e a população. Com certeza deve ter mais necessidades e esse povo se ocupando com dia do pombo. Aff!”, disse uma usuária do Instagram. “É muita falta do que fazer! Olha o nível dos homens que fazem as leis”, disse uma outra usuária da mesma plataforma.

Criação para competição

É costume que os criadores de pombo criem essas aves para competição de voo e o Art. 2º do projeto proposto por Assis Car prevê também esse ponto.

"Art. 2º O Dia do Columbófilo Oficial Registrado tem como objetivo reconhecer e valorizar a atividade columbófila, que consiste na criação, seleção e cultivo de pombos-correio para competição, bem como divulgar os benefícios sociais, culturais e ambientais dessa prática", consta no Projeto de Lei nº 16/2024 que tramita na Câmara de Parnaíba.

Federação Columbófila Brasileira

A Federação Columbófila Brasileira comemorou em seu site oficial a “aprovação” do projeto. “A FCB, em nome do presidente Dr. Cláudio Boriola, agradece todo o empenho do nobre vereador Francisco de Assis de Souza de Oliveira pela iniciativa e empenho na aprovação do projeto”, consta na nota da entidade.

Porém, a matéria foi aprovada em 1ª votação e deve passar por 2ª votação na Casa Legislativa de Parnaíba. Caso aprovado, o texto ainda segue para a sanção ou não do prefeito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.