Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Thiago Duarte diz que Prefeitura de Teresina quer profissionalizar carroceiros

Segundo ele, que é assessor especial da Secretaria de Governo, um cronograma está sendo preparado.

Há três anos os carroceiros de Teresina vivem um impasse por conta de um projeto que tramita na Câmara Municipal que quer o fim de veículos movidos à tração animal na capital. Segundo a proposta, a ideia é que isso aconteça de forma gradual, contudo, a categoria é contra esse projeto.

Em entrevista ao GP1, nesta quinta-feira (21), Thiago Duarte, assessor especial da Secretaria de Governo da Prefeitura de Teresina e pré-candidato a vereador, afirmou que a gestão do prefeito Dr. Pessoa já está preparando um cronograma de ações para os carroceiros, sem que haja a necessidade de proibir a atuação da categoria.

Foto: Lucas Dias/GP1Thiago Duarte
Thiago Duarte

“Nós temos a questão dos carroceiros, uma classe que a gente abraçou porque a gente vê que precisamos de projetos que sejam mais efetivos e tragam maior segurança para que essa classe tenha a garantia do trabalho, do seu pão de cada dia”, afirmou Thiago Duarte.

De acordo com Thiago Duarte, o trabalho deve ser feito levando em conta o bem-estar tanto do carroceiro quanto do animal. “Essa questão tem gerado uma polêmica, mas eu acredito acho que o trabalho tem que ser feito de forma mais humanizada, pensando tanto na prevenção e nos cuidados com esses animais mas também pensando nesses humanos que precisam desse trabalho para sustentar a família”, pontuou.

“Nós estamos começando um cronograma de ações que vamos envolver não só a classe dos carroceiros, mas também vários protetores de animais. Nós estamos em contato com os protetores dos animais silvestres, dos cachorros, gatos, para a capacitação para que essas pessoas tenham melhoria do conhecimento. Por que não é só de cuidar desses animas, mas é também dar a oportunidade dessas pessoas serem inseridas no mercado de trabalho”, declarou Thiago Duarte.

O pontapé foi dado no primeiro final de semana deste mês de março quando foi ofertado um curso profissionalizantes a um grupo de carroceiras. Na ocasião eles importantes técnicas e cuidados com os animais. “No início desse mês, em parceria com a Prefeitura de Teresina, nós tivemos um cuidador de animais, um profissional voltado para os equinos que deu curso profissionalizante para alguns carroceiros para aprenderem a fazer o casqueamento e também a colocação das ferraduras nos animais de forma correta que não machuque os animais”, contou Thiago Duarte.

Foto: Lucas Dias/GP1Thiago Duarte
Thiago Duarte

“Além da gente ganhar com a capacitação e a qualificação dessas pessoas nos cuidados desses animais, a gente também pode estar inserindo, através desses cursos, essas pessoas no mercado de trabalho porque a gente sabe que na zona rural existem algumas fazendas, haras que demandam de gente, mas aqui não possui essa mão de obra qualificada tanto que a gente trouxe uma pessoa de fora porque aqui não tem. Esse profissional, a gente trouxe da Paraíba para dar esse curso porque aqui na região não tem”, ressaltou Thiago Duarte.

“Então, é dessa forma digna que a gente vai inserindo essas pessoas no mercado de trabalho. Eu acredito que projetos que tragam segurança para essa classe devem ser feitos dessa forma, não pensando apenas no animal, claro, que o animal também é importante, mas também temos que pensar no ser humano que vive disso”, concluiu Thiago Duarte.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.