Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Coordenadora do Grupo Matizes deixa o PT e se filia ao PSOL

Marinalva lidera uma dissidência de aproximadamente 20 nomes que deixarão a sigla petista.

A servidora pública Marinalva Santana, vice-coordenadora do Grupo Matizes, que atua na defesa da população LGBTQIA+, deixará o Partido dos Trabalhadores e se filiará ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), para disputar o cargo de vereadora de Teresina nas eleições deste ano. Militante histórica do PT, ela lidera uma dissidência de aproximadamente 20 nomes que deixarão a sigla petista.

Marinalva Santana, que é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTQUIA+, se filiará ao PSOL no dia 26 de março, durante evento na sede Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI). Em entrevista ao GP1, nesta quinta-feira (7), ela explicou que a saída do PT é motivada por divergências quanto à administração do Governo do Estado, e também em relação à construção da pré-candidatura de Fábio Novo (PT) ao Palácio da Cidade.

Foto: Alef Leão/GP1Marinalva Santana
Marinalva Santana

“Cerca de vinte lideranças do movimento social se filiarão ao PSOL. Parte dessas lideranças eram filiadas ao PT. Estão saindo por discordarem da linha adotada pelo PT, de governabilidade a qualquer custo, inclusive com a adoção de práticas clientelistas”, disse Marinalva.

“Blocão do PT”

Ainda segundo Marinalva, os quadros que estão deixando o PT discordam, sobretudo, das alianças que vêm sendo costuradas em torno da pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo.

“Há um inconformismo muito grande com essas alianças em torno da candidatura do Fábio Novo, muitos bolsonaristas, fundamentalistas religiosos. A gente sabe que, quando os fundamentalistas ‘aderem’ a alguma candidatura, a primeira negociata é para rifar nossas pautas. Nesse blocão do PT em Teresina não cabe nós LGBTQIA”, concluiu a vice-coordenadora do Grupo Matizes.

O ato de filiação ao PSOL contará com a presença de dirigentes nacionais do partido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.