Fechar
GP1

Bom Jesus - Piauí

Sesapi confirma uma morte por dengue no Sul do Piauí

Dos dois óbitos registrados neste mês, apenas um foi confirmado, enquanto o outro segue sob investigação.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta quinta-feira (07), uma morte causada por dengue na cidade de Bom Jesus, no Sul do Estado, após a realização de exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).

Ou seja, das duas mortes registradas em março no Hospital Regional Manoel de Sousa, em Bom Jesus, apenas um foi confirmado que se trata de dengue, enquanto o outro segue em investigação. Diante do aumento exponencial de casos de arbovirose no município, a Sesapi recomendou o uso de carros fumacê, além de reunião técnica que visa a redução desses registros.

Além disso, também foi recomendanda uma mobilização municipal para orientar os moradores sobre como prevenir a proliferação da dengue. Os agentes de endemia, limpeza pública e agentes comunitários de saúde também uniram esforços no combate às arboviroses em Bom Jesus.

Ação de prevenção

O Aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue, coloca os ovos em superfícies com acúmulo de água parada, que, ao eclodirem, aumentam o número do vetor transmissor de diversas doenças, como dengue, zika e Chikungunya.

Para prevenir essa proliferação desenfreada, é recomendando que as pessoas evitem o acúmulo de água parada, especialmente com a limpeza desses recipientes.

Sintomas

Os primeiros sintomas da doença incluem: febre alta, dor no corpo e nas articulações, mal-estar, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Em casos mais graves pode haver dores abdominais, vômitos acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e irritabilidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.