Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa inaugura Casa da Mulher Brasileira na zona norte de Teresina

Espaço foi construído pela Prefeitura de Teresina com recursos federais, na ordem de R$ 5,5 milhões.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 18 Casa da Mulher Brasileira na zona norte de Teresina Casa da Mulher Brasileira na zona norte de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 18 Solenidade de inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Teresina Solenidade de inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 18 Dr. Pessoa, Wellington Dias e Regina Sousa Dr. Pessoa, Wellington Dias e Regina Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 18 Casa da Mulher Brasileira de Teresina vai atender mulheres vítimas de violência Casa da Mulher Brasileira de Teresina vai atender mulheres vítimas de violência
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 18 Inauguração da Casa da Mulher Brasileira Inauguração da Casa da Mulher Brasileira
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 18 Autoridades presentes na cerimônia Autoridades presentes na cerimônia
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 18 Autoridades na inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Teresina Autoridades na inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 18 João Duarte, o Pessoinha João Duarte, o Pessoinha
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 18 Delegada Bruna Verena Delegada Bruna Verena
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 18 Roncalli Filho Roncalli Filho
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 18 Dr. Pessoa Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 18 Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 18 Karla Berger, secretária de Mulheres de Teresina Karla Berger, secretária de Mulheres de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 18 Secretária Regina Sousa Secretária Regina Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 18 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 18 Ministro Wellington Dias Ministro Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 18 Casa da Mulher Brasileira de Teresina Casa da Mulher Brasileira de Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 18 Zenaide Lustosa Zenaide Lustosa

Foi inaugurada, na tarde desta sexta-feira, 8 de março, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina, espaço dedicado ao apoio integral às mulheres em situação de violência. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), e o ministro Wellington Dias, representando o Governo Federal. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanharam a cerimônia de forma online.

Situada na zona norte da capital, a Casa da Mulher Brasileira foi construída pela Prefeitura de Teresina, com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 5,5 milhões. As obras foram executadas pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro.

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina conta com uma estrutura que contempla serviços de triagem, acolhimento, alojamento, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para crianças.

“A Casa da Mulher vem para proteger, com todos os entes federados aqui presentes. A Casa não é do prefeito, nem de A ou B, é para a proteção da mulher em todos os sentidos possíveis”, declarou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Karla Berger, secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, afirmou que a obra entregue hoje é reflexo do compromisso da gestão municipal com a causa feminina. “Naquele momento em que o Doutor Pessoa estava chegando na gestão, era necessário que ele desse a prioridade às mulheres e foi isso que ele fez, ele deu a prioridade para as mulheres, adquiriu esse terreno e nós conseguimos o recurso com o Ministério das Mulheres. Em tempo recorde, a SAAD Centro construiu essa Casa, porque a política da mulher sempre foi a prioridade nessa gestão”, afirmou.

O ministro Wellington Dias, que comanda o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, disse que a inauguração da Casa é um marco para as políticas públicas voltadas às mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira integra várias áreas, serviços, pensando principalmente na proteção. É um espaço em que a mulher pode se sentir poderosa e tenha uma condição de atendimento digno. Então, como política social é um passo muito grande para Teresina”, colocou.

Representando o governador Rafael Fonteles, a secretária de Assistência Social do Piauí, Regina Sousa, lembrou que o projeto da Casa da Mulher Brasileira foi idealizado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “Vamos primeiro lembrar que essa é uma ideia da presidenta Dilma, foi ela quem criou essas casas, ela inaugurou várias casas no Brasil, e estamos entregando hoje aqui uma casa digna para cuidar das nossas mulheres, para elas encontrarem aqui tudo o que elas precisam”, pontuou.

A secretária estadual de Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou que a Casa da Mulher Brasileira é um equipamento importante por reunir todos os serviços necessários para garantia dos direitos e integridade das mulheres.

“A mulher vai ter um cérebro integrado, com vários órgãos, inclusive orientando e qualificando as mulheres, dando autonomia econômica para que elas possam sair do ciclo da violência e continuarem vivas. Então, é muito importante que as mulheres denunciem e venham até a Casa, porque aqui terão todos os serviços necessários”, enfatizou Zenaide Lustosa.

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, deu mais detalhes da estrutura da Casa. “É um dia histórico para a cidade de Teresina, no Dia Internacional da Mulher, Teresina recebe como presente a primeira Casa da Mulher Brasileira tipo dois do Brasil. São mil e quinhentos metros quadrados de área construída, dividido em oito setores, que vai ser um espaço humanizado, unificado e integral para atender essas mulheres, valorizar e dar empoderamento para elas”, afirmou.

Ministra das Mulheres

Por videoconferência, Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, apresentou números que indicam o êxito da implementação da Casa da Mulher Brasileira no país. “Efetivamente a Casa da Mulher Brasileira apresenta resultados, são mais de nove serviços e oito Casas, que no ano de 2023 atenderam mais de 200 mil mulheres no país. Isso é um resultado que garante que as mulheres confiam nesse serviço, então, Teresina vai ganhar um grande instrumento para enfrentar e prevenir a violência e evitar o feminicídio”, concluiu.

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina fica localizada na Rua Primeiro de Novembro, nº 3102, bairro Primavera, zona norte da capital.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.