Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Morte de pai e filha de 4 anos teve envolvimento de 8 membros do PCC, diz Scheiwann Lopes

Francisco Eduardo pertencia ao Bonde dos 40 e teve sua morte decretada pela facção rival.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (12) e deu detalhes sobre a prisão dos suspeitos de assassinar Francisco Eduardo Guimarães Santos e sua filha, Ana Heloise Ferreira Guimarães, de apenas 4 anos, no Parque Vitória, na zona sul de Teresina. Conforme o coronel, oito membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) planejaram a morte de Francisco Eduardo, que pertencia ao Bonde dos 40 e já estava marcado para morrer devido à guerra entre as facções.

Conforme o coronel Scheiwann Lopes, os faccionados foram capturados no Parque Vitória e na Vila Irmã Dulce. Dos oito alvos, seis foram detidos, entre eles um menor de idade, que, em depoimento aos policiais, revelou ter ocorrido uma reunião para planejar a execução de Francisco Eduardo, motivada pela rivalidade entre os grupos criminosos. Dois suspeitos seguem foragidos, incluindo outro menor de idade, apontado como o executor.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Coronel Scheiwann Lopes, comandante da PM-PI
Coronel Scheiwann Lopes, comandante da PM-PI

“Logo que tomamos conhecimento desse fato, que repercutiu por envolver uma criança de quatro anos de idade, prontamente, como secretário, solicitei que fossem empenhados todos os esforços no sentido de identificar, localizar, prender e conduzir para disposição dos órgãos judiciais os envolvidos. Nossa equipe e as forças integradas caíram em campo. Conseguimos identificar oito suspeitos diretamente envolvidos no caso. Destes, seis foram localizados, sendo dois menores. O menor, capturado hoje, declinou como aconteceu a trama. Já foram identificados esses oito envolvidos e seis estão capturados, sendo trazidos para o DHPP para apresentação ao delegado encarregado do caso, para explicações e esclarecimentos da dinâmica de como aconteceu o fato. O depoimento dos integrantes é bastante contundente sobre como organizaram a trama. Eles se reuniram em uma casa, onde combinaram para executar o rival. A princípio, esses executores são ligados ao PCC e a vítima pertencia a outra facção, o Bonde dos 40. A princípio, seria uma disputa por questão de droga e de espaço territorial. Isso foi o que as equipes colheram e informaram ao comando geral”, detalhou o comandante-geral.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Suspeitos de matar pai e filha chegando na sede do DHPP
Suspeitos de matar pai e filha chegando na sede do DHPP

Já estava marcado para morrer

Ainda segundo o comandante-geral da PM, o Francisco Eduardo Guimarães Santos já era considerado um alvo para morrer. O executor, que é membro do PCC, já responde pelos crimes de latrocínio e homicídio.

“Um carro Gol vermelho, que foi roubado, foi usado no fato. O depoente que passou as informações confirma tudo isso, confirma a participação de todos e tudo será passado ao delegado competente para condução dos casos. Quem executou, apontado por eles, além de ter mandado de prisão em aberto, é latrocida e homicida. Ele [a vítima] já era um alvo marcado para morrer”, ressaltou o coronel.

Chegada ao DHPP

Os seis presos chegaram na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na zona sul da capital, por volta das 17h desta sexta (12). Dos seis suspeitos, um é menor de idade. Todos eles foram capturados na zona sul, uns na região da Vila Irmã Dulce, no chamado Morro do Cambota, e outros no Parque Vitória.

O crime

Criminosos armados invadiram uma residência e mataram uma criança de 4 anos, identificada como Ana Heloise Ferreira Guimarães, e seu pai, Francisco Eduardo Guimarães Santos. O duplo homicídio ocorreu na noite dessa quinta-feira (11) no Parque Vitória, zona sul de Teresina.

As vítimas estavam em casa, quando os autores do crime chegaram ao imóvel à procura de Francisco Eduardo, que estava com a filha no momento em que tiveram início os primeiros disparos, que acabaram atingindo também a criança.

O DHPP revelou que Francisco Eduardo foi assassinado dentro do banheiro de sua casa e a filha na cama. Ana Heloise ainda foi socorrida por familiares, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O pai, Francisco Eduardo, morreu na hora.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.