Fechar
GP1

Teresina - Piauí

José Vidal toma posse como novo desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí

O magistrado reafirmou o compromisso de decidir os processos de forma justa, de acordo com a lei.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 10 Desembargador Vidal de Freitas, empossado nesta sexta-feira Desembargador Vidal de Freitas, empossado nesta sexta-feira
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 10 Desembargador Vidal de Freitas Desembargador Vidal de Freitas
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 10 Desembargador Vidal de Freitas concedeu entrevista para imprensa Desembargador Vidal de Freitas concedeu entrevista para imprensa
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 10 Entrevista com o Desembargador Vidal de Freitas Entrevista com o Desembargador Vidal de Freitas
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 10 Posse aconteceu nesta sexta-feira Posse aconteceu nesta sexta-feira
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 10 Dr. Pessoa Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 10 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 10 Ministro Wellington Dias Ministro Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 10 Desembargador Hilo de Almeida Desembargador Hilo de Almeida
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 10 Hilo de Almeida Hilo de Almeida

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou solenidade nesta sexta-feira (17) e empossou o desembargador José Vidal de Freitas. Ele foi eleito para o cargo por meio do critério de merecimento, em uma cerimônia que aconteceu no Pleno do Palácio da Justiça. Com vasta experiência no judiciário, Vidal de Freitas é autor de livros e já atuou como juiz eleitoral e juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e da Presidência do TJ-PI. Sua trajetória de maior destaque foi na área de execuções penais.

Em sua posse, o desembargador reafirmou o compromisso de decidir os processos de forma justa, de acordo com a lei e de maneira rápida, atendendo às expectativas da sociedade. “O objetivo continua sendo o mesmo: procurar fazer cumprir a lei, fazer justiça e garantir uma prestação jurisdicional rápida. Busco não apenas que a lei seja cumprida, mas também que cada um receba o que lhe é devido. Essa agilidade é essencial, pois a justiça demorada já é falha. No segundo grau, o objetivo é agilizar o julgamento dos processos. Apesar dos critérios objetivos, sempre há uma parte de subjetividade. Fiquei honrado por competir com juízes de grande gabarito e estou ainda mais motivado a fazer uma prestação judicial rápida e de acordo com a lei para atender essas expectativas", destacou o desembargador.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), senador licenciado Wellington Dias, que está em Teresina, participou da solenidade e pontuou que Vidal é um dos mais preparados para ser desembargador.


“Hoje, no Piauí, recebemos um dos desembargadores mais bem preparados pela experiência. Digo isso porque tive o privilégio de conviver intensamente com o trabalho que ele desenvolveu em missões anteriores. Ele possui um profundo conhecimento da lei e valoriza o respeito, a estabilidade e as condições. É algo extraordinário. Acredito que o Piauí ganha muito com a presença do desembargador Vital aqui no Tribunal de Justiça do estado”, disse o ministro.

Dr. Pessoa, prefeito de Teresina, esteve no evento e teceu elogios ao desembargador. “Ele foi juiz da minha cidade natal, Água Branca. Ele é um cidadão correto, com uma intelectualidade sem precedentes e um caráter exemplar. Agora, ao se tornar desembargador, quem ganha com isso é a justiça piauiense”, destacou o prefeito.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou que fica feliz com a posse de Vidal no cargo de desembargador. “É ótimo ver um profissional tão qualificado assumindo o cargo de desembargador. O Dr. Vidal, com seu impressionante currículo e dedicação ao trabalho, é uma adição valiosa ao tribunal. A premiação Inovare, que equivale ao Prêmio Nobel na área jurídica, é um reconhecimento merecido pelo trabalho excepcional que ele realizou. Estamos todos muito felizes com sua chegada. Eu, particularmente, estou emocionado por ter a oportunidade de participar da cerimônia de posse”, pontuou o presidente da Corte.

José Vidal de Freitas Filho, natural de Teresina, é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especializações em Direito Processual pela Escola Superior da Advocacia e em Direito Processual Civil pelo Instituto Camilo Filho.

Além de atuar como advogado, servidor do Tribunal Regional Eleitoral e promotor de justiça, José Vidal de Freitas Filho se destacou como juiz de direito, lecionando em cursos da Escola Superior da Magistratura e da Escola Judiciária Eleitoral.

Sua trajetória na magistratura piauiense inclui passagens por várias comarcas e é conhecido por sua produtividade na área de execuções penais. Em 2017, ele recebeu o Prêmio Innovare na categoria “Juiz” por sua prática pioneira no Sistema de Apreciação Antecipada de Benefícios (SAAB), que garante que os presos tenham seus benefícios concedidos nas datas corretas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.