Fechar
GP1

Teresina - Piauí

ENEM 2025: Seduc promove o DIA E para encorajar alunos da rede pública do Piauí

A ação é voltada principalmente ao acolhimento e incentivo dos estudantes da rede pública estadual.

Alef Leão/GP1 1 / 6 Equipe da Seduc presta apoio a estudantes que vão fazer o ENEM Equipe da Seduc presta apoio a estudantes que vão fazer o ENEM
Alef Leão/GP1 2 / 6 Seduc promove Dia E para incentivar alunos no dia do ENEM Seduc promove Dia E para incentivar alunos no dia do ENEM
Alef Leão/GP1 3 / 6 Candidatos do ENEM Candidatos do ENEM
Alef Leão/GP1 4 / 6 Washington Bandeira participa de ação da Seduc no dia do ENEM Washington Bandeira participa de ação da Seduc no dia do ENEM
Alef Leão/GP1 5 / 6 Secretário Washington Bandeira no Dia E Secretário Washington Bandeira no Dia E
Alef Leão/GP1 6 / 6 Preparação no dia do ENEM Preparação no dia do ENEM

Após um ano inteiro de preparação, os estudantes da rede pública e privada de ensino encaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em busca do tão sonhado ingresso no ensino superior. Nesse período, o suporte emocional é um grande diferencial para tranquilizar os alunos. Para aliviar essa tensão do pré-prova, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) promove, neste domingo (09), o DIA E, voltado ao acolhimento e incentivo dos estudantes da rede pública estadual.

Diversos professores e servidores das Gerências Regionais de Educação (GREs) do estado vão aos locais de prova, onde realizam ações de acolhimento, motivação e apoio aos estudantes. O secretário Washington Bandeira participou de uma das ações em Teresina e, segundo ele, é um cuidado necessário para também trazer confiança aos alunos. No Piauí, houve um recorde de inscritos: mais de 120 mil pessoas farão o exame. Para o chefe da pasta, a expectativa é de pelo menos 8 mil aprovações de estudantes da rede pública estadual.

“Eles estão muito bem preparados, estudaram nas escolas de tempo integral da Seduc, com mais aulas de língua portuguesa, matemática e todas as disciplinas, muitos simulados, treinamentos e laboratório de redação para preparação específica visando nota 1000 na redação. Eles devem estar muito confiantes, tranquilos, serenos, esperançosos de que vão obter a aprovação no ENEM. A expectativa está lá em cima; esperamos mais de 8 mil aprovações no SISU”, declarou o secretário de Educação.

A superintendente da Educação do Piauí, Viviane Holanda Barros, ressaltou que a iniciativa promovida pela Seduc traz pensamentos positivos em meio à ansiedade que antecede o ENEM. “É mais um gesto do Governo do Estado em promover o DIA E, que é um momento de mobilização nos principais pontos de aplicação com grande volume de participantes em todo o Piauí. Esse é um momento de incentivo, então a Seduc entrega a caneta, chocolate e, mais do que isso, entusiasmo, o gesto e o encorajamento”, destacou Viviane Holanda.

Preparação

A estudante Ana Maria Alves está entre milhares de jovens piauienses que se esforçaram e se prepararam ao longo do ano para o dia da prova. Ela, assim como outros colegas, demonstrou estar confiante com seu desempenho no exame. “As expectativas são as melhores, mas a gente continua ansioso, não tem como não ficar. A preparação foi intensa, principalmente no segundo semestre, se preparando nas disciplinas em que temos mais dificuldade e focando sempre na redação”, afirmou a estudante.

Quanto à prova de redação, em que deve ser elaborado um texto dissertativo-argumentativo, a jovem aposta em dois temas. “Eu acredito que possa ser algo relacionado ao meio ambiente e também aposto que será alguma coisa sobre pessoas neurodivergentes”, indicou Ana Maria.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.