Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Secretaria de Segurança Pública do Piauí homenageia 58 policiais civis com medalha

A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, localizado na Avenida João XXIII.

Alef Leão/GP1 1 / 11 Solenidade foi realizada nesta sexta-feira (25) Solenidade foi realizada nesta sexta-feira (25)

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira (25), a entrega da “Medalha do Mérito Policial” a 58 policiais civis, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à segurança pública do estado. A solenidade ocorreu às 8h30 no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, localizado na Avenida João XXIII, zona leste de Teresina. Representando o secretário de Segurança, Chico Lucas, estiveram presentes o subsecretário Jetan Pinheiro e o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, que destacaram avanços institucionais e operacionais da corporação nos últimos anos.

Durante o evento, o delegado-geral Luccy Keiko ressaltou a importância de valorizar os policiais civis em um momento de celebração e estímulo à categoria. Segundo ele, a Delegacia-Geral passará, em breve, a funcionar em uma nova sede, com estrutura mais ampla para garantir melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento mais eficiente à população. Ele também destacou que, desde que assumiu a chefia da Polícia Civil, tem conseguido promover avanços anualmente. O delegado mencionou ainda o impacto positivo da criação da Superintendência de Operações Integradas (SOI), iniciativa do secretário de Segurança, que fortaleceu a atuação conjunta das equipes.

“Aqui é o momento justamente de comemorar e estimular os nossos policiais, agraciando com medalhas, falando do que nós conseguimos e do que pretendemos para o futuro. A Delegacia-Geral, em pouco tempo, vai ter uma nova sede, muito mais ampla, para o servidor trabalhar com mais eficiência e atender bem ao público. Desde que assumi a Delegacia-Geral, todo ano a gente consegue fazer promoção. Então, hoje é realmente o dia de renovar as energias comemorando. A Polícia Civil vem, cada vez mais, se profissionalizando em operações. E isso também se deve muito à atitude do secretário de Segurança ao criar a SOI, Superintendência de Operações Integradas. Foi uma sacada muito inteligente, porque ela institucionalizou justamente a integração. Está muito bem comandada pelo delegado Zanatta, que tem um diálogo direto com o nosso diretor de operações, o delegado Tales. E aí, são operações quase que diariamente. E isso realmente tem influência na redução da criminalidade. Você vê que as operações são referentes à criminalidade violenta”, declarou.

Combate ao crime cibernético

O delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), pontuou que o combate ao crime cibernético tem avançado com apoio da gestão. Ele destacou o reforço em tecnologia, o aumento de efetivo e a qualificação dos policiais, o que tem proporcionado destaque à DRCI nas operações realizadas no estado. Mácola afirmou que a homenagem recebida é fruto do esforço coletivo da delegacia e serve como motivação para o prosseguimento das investigações, prisões e ações contra criminosos que atuam no ambiente virtual. Para ele, os crimes cibernéticos são tão prejudiciais quanto os presenciais, uma vez que grande parte das atividades humanas está hoje concentrada na internet.

“A Polícia Civil vem crescendo em todas as esferas, e no crime cibernético, na investigação do crime cibernético, não é diferente. Nós temos recebido todo o apoio da gestão, do delegado Luccy Keiko, e o secretário de Segurança tem nos ajudado, tem fortalecido a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Estamos avançando em vários aspectos: tecnologia, policiais, qualificação. E hoje é uma coroação desse esforço, desse destaque que a DRCI tem tido nas operações aqui no estado do Piauí. Continuaremos avançando. A nossa motivação não baixa um milímetro. Nós seguimos firmes nas investigações, nas prisões, nas operações e indo onde o criminoso cibernético está. Seremos homenageados com um troféu de agradecimento, de reconhecimento. E isso motiva ainda mais os nossos policiais, a nossa gestão, o nosso comando na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. E deixo esse recado: o criminoso cibernético é tão maléfico quanto o criminoso presencial — hoje, muito mais, porque tudo está na internet. E isso tem sido um alvo no radar da Polícia Civil e da gestão da Polícia Civil aqui no estado do Piauí”, pontuou Humberto Mácola.

Balanço das ações da Polícia Civil

Já o subsecretário de Segurança, delegado Jetan Pinheiro, fez um balanço das últimas décadas na Polícia Civil. Ele ressaltou que, apesar de avanços importantes durante o governo do ex-governador Wellington Dias — especialmente com a interiorização da Polícia Civil —, foi nos últimos dois anos que se percebeu uma transformação estrutural mais ampla. Entre as mudanças, ele citou a criação de novas diretorias, reformas em distritos e a nomeação de mais de dois mil policiais militares para a Polícia Civil. Jetan informou ainda que está previsto um novo concurso público, com o objetivo de fortalecer as delegacias regionais espalhadas pelo interior do Piauí.

“Para você ter uma ideia, estou na Polícia Civil há praticamente 25 anos. Houve muitos avanços no governo Wellington Dias, que foi o governador que interiorizou a Polícia Civil. Mas, nos últimos dois anos, foi feita uma revolução. No âmbito da Delegacia-Geral, foram instituídas várias diretorias e promovidas reformas nos distritos. O secretário de Segurança, junto à Polícia Militar, nomeou mais de dois mil policiais militares para a Civil. E nós vamos realizar agora um grande concurso para a Polícia Civil, com o objetivo de fortalecer as nossas regionais no interior do estado do Piauí”, afirmou Jetan.

Homenagens

Além das medalhas entregues a policiais civis, o evento também marcou a concessão de Troféus de Honra ao Mérito a equipes de unidades policiais de Teresina e do interior. A cerimônia também contemplou autoridades e profissionais de órgãos estaduais com a “Medalha Delegado Francisco Carlos Bonfim Filho”, instituída em julho de 2023 como forma de reconhecer a contribuição de servidores públicos que atuam em parceria com a Polícia Civil piauiense.

A lista dos homenageados com a Medalha do Mérito Policial inclui servidores de diversas áreas da corporação, como investigadores, delegados, escrivães e peritos. Entre os agraciados estão nomes como Natan Sérvio Ferreira Filho, Glauber Saraiva Leitão, Vânia de Sousa Oliveira, Marina Oliveira Sousa, Daniel Marcone Rodrigues de Almeida e Randerson Santos Castro. Também foram homenageados servidores como Leonisso Vieira de Moura Neto, Tiago Pablo Francelino, Bruno Rafael de Carvalho Ursulino e Breno Sales Campos Holanda, entre outros profissionais reconhecidos por sua atuação destacada.

Ao todo, 58 policiais civis foram homenageados durante a solenidade, entre eles David de Melo Brito, Jaqueline Feijó Barbosa, Fernando Marques de Freitas Aragão, Renata Borges de Almeida Lima e Pedro Filipe Batista Lima. A relação completa inclui nomes como Carolina Costa Diógenes, Ravena de Sousa Rodrigues, João Pereira de Oliveira Filho, José Lustosa Elvas Barjud Filho, Laurentino Batista Caland Neto e outros servidores que tiveram papel relevante nas atividades da Polícia Civil.

Confira a lista completa de policiais civis que serão homenageados

1. Natan Sérvio Ferreira Filho

2. Glauber Saraiva Leitão

3. Vânia de Sousa Oliveira

4. Marina Oliveira Sousa

5. Daniel Marcone Rodrigues de Almeida

6. Randerson Santos Castro

7. Leonisso Vieira de Moura Neto

8. Tiago Pablo Francelino

9. Bruno Rafael de Carvalho Ursulino

10. Breno Sales Campos Holanda

11. Emanuel Pereira Resende

12. Teresa Maria Campos Ferreira Neves

13. Naelson Pereira de Mesquita

14. Sarah Costa Silva

15. Francírio Lopes Queiroz

16. Maria Viviane Viana de Carvalho Meireles

17. Abimael de Sousa Silva

18. Fabrício Aguiar Bezerra

19. Andrei da Costa Alvarenga

20. Thiago Damasceno Sousa

21. Carolina Costa Diógenes

22. Ravena de Sousa Rodrigues

23. Denyse Samara Silva Palmeira

24. João Pereira de Oliveira Filho

25. Luiz Alberto de Brito Monteiro Neto

26. Miguel Oliveira de Alcântara

27. Arão Lobão Veras Neto

28. Lucas Klinger Marinho Leitão

29. Natália Sena dos Prazeres

30. Eduarda de Sousa Moura Araujo e Silva

31. Jordy Aragão Nunes Dantas do Nascimento

32. José Carlos Silva de Assunção

33. Fernanda Vieira Alves Rêgo

34. Marcelo Araújo da Costa

35. Polyana Oliveira e Silva

36. Aécio Antonio Coimbra de Castro

37. Rosa Medauar Ommati Chaib de Moura Santos Cordeiro

38. Camilla Rodrigues Miranda Macedo

39. José Itamar Soares Júnior

40. Laurentino Batista Caland Neto

41. José Lustosa Elvas Barjud Filho

42. Isaac Antão de Carvalho Neto

43. Geraldo da Costa e Sousa Netto Cavalcante

44. Andrezza Falcão Cavalcante

45. Erick Augusto Melo de Carvalho

46. Pascoal Wellington Amaral da Silva

47. Fábio Ferreira dos Santos

48. David de Melo Brito

49. James de Souza Galeno

50. Bergson Monteiro de Carvalho

51. Bernardo Batista Leão Neto

52. Ravanya Nakelly Morais Prudêncio Ribeiro

53. Stanley Rossine Gonçalves Andrade

54. Pedro Filipe Batista Lima

55. Izaias de Oliveira Menezes

56. Jaqueline Feijó Barbosa

57. Renata Borges de Almeida Lima

58. Fernando Marques de Freitas Aragão

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->