Nesta semana, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, informou que buscará revitalizar parte do sistema de transporte público da capital, uma vez que um estudo realizado pelo BNDES revelou que Teresina possui um dos piores sistemas de transporte do país.
O prefeito declarou que a recuperação será baseada na implementação de três grandes eixos de circulação de ônibus e vans. No entanto, afirmou que o custo estimado gira em torno de R$ 1 bilhão para os cofres públicos, o que pode retardar a execução do projeto.

Segundo ele, a capital enfrenta uma situação financeira crítica, mas buscará os recursos necessários para o transporte por meio de financiamentos. “Esses recursos seriam obtidos a partir de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério dos Transportes”, explicou.
Trechos
Dois dos três trechos partirão do bairro Bela Vista, na zona Sul, com destino à cidade de Timon, no Maranhão, e ao Centro de Teresina. Já o terceiro eixo fará a ligação entre as zonas Leste e Sul da capital.
Licitação
Sílvio Mendes também anunciou a abertura de um processo licitatório para a elaboração de um novo Plano Diretor de Teresina. “Será o plano que vai definir o projeto e o modelo de funcionamento do transporte público na cidade”, enfatizou.
Ver todos os comentários | 0 |