Teresina surpreendeu ao se firmar como um dos polos de leitura no Brasil. Segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú e o IPEC, 59% dos teresinenses afirmaram ter lido ao menos um livro nos três meses anteriores à entrevista, realizada entre abril e julho de 2024.
O índice coloca Teresina à frente de capitais como Brasília (52%) e Rio de Janeiro (53%). O bom desempenho é atribuído a uma combinação de fatores: o fortalecimento das redes escolares, a presença de bibliotecas comunitárias e a crescente realização de saraus e eventos literários que incentivam o acesso ao livro.

A capital piauiense compartilha a mesma taxa de leitura de São Luís (59%) e está logo atrás de cidades como João Pessoa (64%) e Curitiba (63%), que lideram o ranking nacional. A pesquisa ouviu 5.504 pessoas em 208 cidades brasileiras e considerou como leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro, impresso ou digital, nos três meses anteriores à entrevista.
Em um país onde o hábito da leitura ainda enfrenta desafios, os números de Teresina sinalizam uma tendência positiva e reforçam a importância de políticas públicas e iniciativas locais para democratizar o acesso à literatura.
Ver todos os comentários | 0 |