Após a constatação de diversas irregularidades, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) interditou, na manhã desta segunda-feira (20), uma casa de eventos no bairro Santo Antônio, na zona sul de Teresina. O local já havia sido alvo de uma operação policial no domingo (19), motivada por denúncias de funcionamento irregular, presença de menores de idade, consumo de entorpecentes e possível atuação de organizações criminosas, resultando na condução de várias pessoas à delegacia e na apreensão de drogas, armas de fogo, veículos e celulares roubados.
Durante a vistoria técnica realizada nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros constatou que o local não possuía regularização da edificação e apresentava ausência de condições mínimas de segurança para a realização de eventos, o que motivou a interdição imediata.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, a medida é resultado direto das ações de repressão e fiscalização desencadeadas após a operação policial. “Hoje realizamos uma fiscalização integrada por meio da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que culminou na interdição deste espaço, após a constatação de diversas irregularidades”, destacou.
Área VIP para faccionados
A casa de eventos também foi alvo de uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), realizada na madrugada desse domingo (18), durante um baile de reggae. Segundo a Polícia Civil, o local possuía uma “área VIP” reservada exclusivamente para integrantes de facções criminosas, onde eles circulavam livremente portando armas de fogo durante os eventos.
No decorrer das investigações, foi identificado que essa área exclusiva era utilizada por membros de organizações criminosas. Ao fim da operação, mais de 15 pessoas foram conduzidas à sede do DENARC, incluindo o proprietário do estabelecimento, para prestar esclarecimentos sobre a existência do espaço reservado e a permissão da presença de pessoas armadas no local.
Conforme o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC, outro ponto que chamou a atenção foi a presença de menores de idade. “O que chamou bastante atenção foi a presença massiva de menores de idade consumindo drogas lícitas e ilícitas. A investigação apontou que o local vinha sendo utilizado por integrantes de organizações criminosas, inclusive com uma área reservada para esses indivíduos, onde circulavam armados durante os eventos”, afirmou.
Apreensões
Além das conduções, a ação policial resultou na apreensão de drogas, veículos e celulares com registro de roubo e furto, além de restrições administrativas. Duas armas de fogo também foram encontradas no estabelecimento, sendo uma escopeta calibre .12 e uma pistola.
O coronel Jacks Galvão destacou o êxito da operação e reforçou a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança. “A atuação integrada da Polícia Militar com a Polícia Civil é fundamental para enfrentar esse tipo de crime. A união das forças e o trabalho de inteligência permitem ações mais efetivas e resultados concretos para a segurança da população”, concluiu.
A operação contou com a atuação da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
Izabella Furtado
Ver todos os comentários | 0 |