Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudante viraliza ao mostrar precariedade do transporte público de Teresina

As situações expostas por ele são alguns dos desafios enfrentados pelos dependentes desse serviço;

O estudante Davi Pimentel viralizou nas redes sociais ao mostrar a triste realidade de quem precisa diariamente do transporte público em Teresina, no Piauí. Veículos lotados, sucateados e pontos de ônibus precários. As situações expostas por ele são alguns dos desafios enfrentados pelos dependentes desse serviço na capital piauiense, motivos de grande descontentamento dos usuários.

No vídeo, o estudante começa expondo que todos os ocupantes de um ônibus foram obrigados a descer por conta de um defeito na porta do automóvel. “Infelizmente um cadeirante foi subir no elevador do ônibus e praticamente pifou o ônibus inteiro. O ‘elevadorzinho’ travou e a porta não fechava mais”, contou Davi Pimentel.

Em tom cômico, ele chega a chamar os veículos utilizados no transporte público de “carroça verde”. Após o defeito na porta do ônibus, todos os passageiros tiveram que esperar a chegada de outro veículo, que ficou completamente lotado, com pessoas espremidas na porta.

Além disso, ele chega a colocar a seguinte mensagem na publicação: “Gente isso aqui não é normal não! Não é para ser considerado normal”.

Outro lado

O GP1 procurou a assessoria da STRANS e questionou o trabalho da fiscalização que deveria ser feito pelo órgão sobre as condições dos veículos e o número reduzido das frotas de ônibus. A assessoria informou que a redução da frota ocorreu devido à alta e instabilidade no peço do diesel, agravadas pelo cenário internacional. O órgão público também explicou que foi necessário reduzir temporariamente a quantidade de ônibus em circulação para dar continuidade ao serviço.

Também pontuou que a Prefeitura realiza fiscalizações a cada 15 dias nas garagens do ônibus, verificando itens de segurança e condições de funcionamento. Em casos de problemas, as empresas são notificadas, penalizadas e obrigadas a substituir o veículo.

Outro ponto levantado pela assessoria da Strans é que a frota precisa ser modernizada, no entanto, o sistema do transporte público enfrenta déficit financeiro, pois desde 2017 não há reajuste no preço da passagem, enquanto os custos aumentam. Atualmente, a Prefeitura subsidia pare significativa da operação e conduz estudos para reestruturar e modernizar o transporte público, incluindo a implementação de veículos elétricos e novas rotas mais adequadas ao crescimento da cidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.