Fechar
GP1

Piauí

Maternidade Dona Evangelina Rosa mantém serviço de atendimento a vítimas de violência sexual

O diferencial é que o exame médico pericial, por uma legista, é feito na própria maternidade.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa mantém um serviço de atenção à saúde tendo como objetivo o atendimento a pessoas agredidas sexualmente. Trata-se do Sanvis (Serviço de Atenção a Mulheres Vítimas de Violência Sexual), que funciona desde outubro de 2004 e o número de atendimentos varia entre 28 e 45 mulheres por mês, segundo a coordenadora Maria Castelo Branco.

“Qualquer pessoa vítima de violência sexual pode procurar esse serviço de atenção à saúde, independente de ter feito ou não boletim de ocorrência. Chegando à Maternidade, a vítima é atendida por um equipe multiprofissional, composta de enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, médicas, disse a coordenadora.

O diferencial é que o exame médico pericial, por uma legista, é feito na própria maternidade. “É importante que as mulheres façam a denúncia e se dirijam a esse serviço até 72 horas do momento da ocorrência, para que tenha efeito a medicação preventiva a doenças sexualmente transmissíveis, vacina profilática para a Aids, Hepatite e especialmente para os casos em que o agressor é uma pessoa desconhecida (supostamente sob o efeito de drogas), além da medicação contra gravidez indesejada.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.