Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura municipal de Teresina garante duplicação de parte da avenida Poti Velho

A audiência foi proposta pelo vereador Luiz Lobão, em parceria com o parlamentar R. Silva.

Com cerca de 70 mil habitantes e uma média de dois acidentes por dia na avenida Poti Velho, a região da Grande Santa Maria da Codipi foi alvo de audiência pública no final da tarde desta sexta-feira na Escola Municipal Governador Chagas Rodrigues, no bairro Francisca Trindade. A audiência foi proposta pelo vereador Luiz Lobão, em parceria com o parlamentar R. Silva.

A avenida Poti, como é mais conhecida, é a principal via de acesso tanto aos bairros que compõem a região da Grande Santa Maria como desses bairros a outros na região norte e ao centro da cidade. Diariamente acontecem acidentes de grandes proporções no local, ceifando vidas ou deixando pessoas mutiladas, sendo que o maior número de vítimas dos acidentes envolvem ciclistas e motociclistas. "É uma região muito carente e que as pessoas utilizam geralmente a bicicleta ou motocicleta como meio de transporte para ir ao trabalho. Essas pessoas quase sempre ficam vulneráveis quando trafegam pela avenida em meio a outros tipos de veículos", disse o vereador Luiz Lobão, destacando que a avenida não tem sinalização e acostamento.

Durante a audiência, o parlamentar pediu a duplicação imediata da avenida Poti, devido ao grande fluxo de veículos e acidentes no local. "Em 25 anos de existência, essa região, que engloba o bairro Santa Maria da Codipi, tem tido um elevado crescimento populacional. Para ter uma idéia, o número de seus habitantes hoje é de praticamente 10% da população teresinense. Então, é uma região que merece a atenção do poder público, sobretudo para que possamos garantir uma melhor sinalização e evitar acidentes de trânsito nessa avenida", frisou Luiz Lobão.

Representando o prefeito Elmano Férrer, o superintendente da SDU Centro/Norte, José Ribamar Bastos, garantiu que a prefeitura já possui dois projetos que contemplam a melhoria do trânsito na região, sendo que um deles prevê a duplicação dos 6 quilômetros da avenida Poti e está orçado em R$ 10 milhões. "Como a prefeitura não dispõe de recursos para esse projeto, o prefeito Elmano Ferrer já garantiu, através de empréstimo aprovado junto ao Banco do Nordeste, um projeto alternativo que irá duplicar da ponte ao entroncamento da José Moura Santos, que são cerca de 2 quilômetros, e está avaliado em R$ 1,6 milhões. Com isso, parte do problema da região será amenizado", disse o superintendente.

Ribamar Bastos garantiu que o processo de licitação para a obra deve ser concluído no prazo de até três meses com começo imeadiato da duplicação desse primeiro trecho. "A outra parte da duplicação da avenida estamos buscando recursos junto ao Governo Federal dentro das obras revitalizantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", destacou o superintendente.

A audiência na Escola Municipal Governador Chagas Rodrigues contou com a presença de outros vereadores, como R. Silva, Renato Berger, Décio Solano, Rosário Bezerra, Valdemir Virgino, Zé Nito, e outros, além de representantes dos moradores de vários bairros da região. 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.