Fechar
GP1

Piauí

Maternidade terá melhorias com execução do Plano de Qualificação

A Maternidade, gradativamente, executará um Plano de Qualificação que obedece à preconização do Rede Cegonha.

  A Maternidade Dona Evangelina Rosa passará por adequações em sua estrutura física e de pessoal, com ênfase nos direcionamentos propostos pelo programa Rede Cegonha, que foi lançado no começo deste ano pelo Ministério da Saúde (MS). A Maternidade, gradativamente, executará um Plano de Qualificação que obedece à preconização do Rede Cegonha.

O assunto foi discutido nessa quarta-feira (31), quando a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, coordenou uma reunião para traçar as estratégias para esse trabalho, com a participação do diretor geral da Maternidade, Francisco Martins, do médico obstetra Joaquim Parente, de representantes da equipe de enfermagem obstétrica da Maternidade, da superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, do gerente de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, da diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Telma Evangelista, além de representantes do Ministério da Saúde.

O programa Rede Cegonha trata-se de um conjunto de medidas para garantir a todas as mulheres, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um atendimento adequado, seguro e humanizado, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

As medidas previstas no programa, coordenado pelo Ministério da Saúde e executado pelos Estados e Municípios, que deverão aderir às medidas, abrangem a assistência obstétrica (às mulheres), com foco na gravidez, no parto e pós-parto, como também a assistência infantil (às crianças).

Durante a reunião, foi realizada uma avaliação sobre as adequações que a Maternidade Dona Evangelina Rosa deverá cumprir, sob orientações do Ministério da Saúde. “Ainda, trata-se de um pequeno passo dentro de um grande leque de ações que serão realizadas. Todas as maternidades passarão por esse Plano de Qualificação, que envolve humanização, cumprimento do Plano de Redução da Mortalidade Materno-Infantil, bem como adequação de estrutura física para cumprir as determinações do programa Rede Cegonha”, explicou Cristiane Moura Fé.

Annatália Gomes, supervisora do Rede Cegonha no Piauí, representante do Ministério da Saúde, recebeu as solicitações da equipe diretora da Maternidade e encaminhará ao MS. “Vamos fazer um trabalho com unidade entre o Ministério da Saúde e a saúde pública do Piauí. A meta é melhorar toda a assistência à mãe e à criança”, ressaltou.

A secretária Lilian Martins garantiu toda a assistência para que o programa Rede Cegonha seja implantado junto ao atendimento da mulher e da criança. “Estamos atentos para as determinações do Ministério da Saúde e faremos as devidas adequações”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.