Fechar
GP1

Piauí

Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa precisa da doação de recipientes de vidro

São nesses vasilhames que o alimento dos bebês prematuros (leite materno) fica armazenado

Muito pequenos, os recém-nascidos de baixo peso não conseguem mamar no peito da mãe. Assim, o leite materno é servido nos copinhos ou através de uma sonda. Todo o processo para armazenar o leite exige muitos potes de vidro e a demanda é constante.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa mantém em média 80 bebês prematuros internados, que precisam da doação de leite para sobreviver e, consequentemente, precisam da doação dos potes de vidro.

Quem estiver interessado em doar, basta fazer uma limpeza prévia nos recipientes, pois depois que chegam à maternidade eles passam por um processo de higienização adequado. Os doadores não precisam sair de casa, pois uma equipe da maternidade vai pegar os potes na própria residência. Basta ligar para o telefone 0800 280 2522. A ligação é gratuita.

A nutricionista Célia Leal, do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, orienta como deve ser feita a higienização em casa. “É importante lembrar que os potes devem ter a tampa de plástico. Em casa, é preciso lavá-los com água e sabão e depois ferver por 15 minutos. Feito isso é só ligar que vamos buscar em casa”, explica.

Campanha de doação de leite humano continua

Desde que iniciou a campanha de doação de leite materno, com o tema “Faça Parte do Clube 2X mãe”, no dia 16 de janeiro, a Evangelina Rosa dobrou o número de doações e está conseguindo manter o padrão necessário de oito a dez litros de leite por dia. No entanto, a equipe da maternidade chama a atenção das potenciais doadoras para que o número de doações não caia.

Assim como os doadores de potes de vidro, as interessadas em fazer a doação de leite humano não precisam sair de casa. A maternidade Evangelina Rosa faz a coleta do material na própria residência. O agendamento também é feito através do telefone 0800 280 2522.

Para o procedimento de retirada do leite, basta a doadora esterilizar um recipiente de vidro, com tampa de plástico e, com as mãos higienizadas fazer a coleta. O material deve ser armazenado no congelador até que a equipe do banco de leite faça o recolhimento. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamento.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.