Fechar
GP1

Piauí

Tribunal mantém decisão que considerou ilegal a gratificação paga para os diretores do Detran

O relator e desembargador Haroldo Rehem, confirmou a decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública, afirmando que os servidores do Detran não estão qualificados para receberem tal gratificação.

O Tribunal de Justiça do Piauí confirmou, por unanimidade, a decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Piauí que julgou procedente uma ação popular com pedido de liminar interposta por Maria do A. J. S. contra o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Ação era referente a uma “gratificação por produtividade” considerada ilegal e que era paga para os diretores do órgão.

Segundo a autora da ação, o Detran estava pagando aos seus diretores irregularmente, uma “gratificação por produtividade”, que deveria ser concedido somente aos fazendários. A autora pediu então a sua imediata suspensão e a sua posterior exclusão nos vencimentos dos diretores.

Em sua defesa, o Detran afirmou que a autora da ação confundiu “gratificação de produtividade” com “adicional de produtividade”, que este último é concedido ao grupo fazendário, e que o abono e vantagem por produtividade do servidor foi devidamente chancelado pelo Decreto Estadual nº 9675, de 1997, motivo pelo qual pediram a improcedência da ação.

O juiz da 1ª instância considerou que realmente era ilegal o pagamento da gratificação e que atualmente no estatuto dos funcionários civis do estado do Piauí, não existem mais a “gratificação por produtividade”, somente o “adicional de produtividade”. O juiz julgou procedente a ação e determinou a suspensão definitiva do pagamento do adicional de produtividade aos diretores do Detran, ao chefe de Pagamento de Folhas e ao chefe a Divisão de Pessoal.

O juiz encaminhou em 2010 a decisão para o Tribunal de Justiça para o reexame da sentença. O relator e desembargador Haroldo Rehem, confirmou a decisão do juiz da Vara da Fazenda Pública, afirmando que os servidores do Detran não estão qualificados para receberem tal gratificação.

“O adicional de produtividade estabelecido pela LC 13/94, consiste em uma vantagem pecuniária, acrescida ao vencimento base dos servidores fazendários, ocupantes dos mesmos cargo e funções, em preceito ao princípio constitucional da igualdade. Nesta senda, em não estando os servidores do Detran-PI, inseridos no rol acima previsto, qualquer pagamento à esse título, se torna indevido , devendo pois, serem acolhidas as pretensões expedidas em inicial”, disse o desembargador em decisão do dia 18 de setembro.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.