Fechar
GP1

Piauí

Comunidade da Boa Hora é beneficiada com uma Unidade Básica de Saúde

A Unidade tem capacidade para atender cerca de 2.500 pessoas e beneficiará 570 famílias das localidades Boa Hora, Mapa Pasto, Santa Inez e Centro do Sítio.

O prefeito Firmino Filho entregou na manhã de hoje (17), à comunidade do povoado Boa Hora, zona rural Norte, a Unidade Básica de Saúde João Cirilo. A Unidade tem capacidade para atender cerca de 2.500 pessoas e beneficiará 570 famílias das localidades Boa Hora, Mapa Pasto, Santa Inez e Centro do Sítio.

A UBS João Cirilo substitui o antigo posto de saúde que funcionava na região. É um desejo antigo da comunidade. Para Firmino Filho, a entrega de mais uma Unidade Básica de Saúda na cidade representa o desafio da gestão municipal de garantir o acesso à saúde. “Temos o propósito de melhorar a Estratégia da Saúde da Família e para isso temos de garantir a eficiência das portas de entradas ao sistema de saúde que são as UBSs. Precisamos do funcionamento em rede do nosso sistema e para isso as equipes do Saúde da Família têm que funcionar bem, a oferta de exames deve ser aumentada, e temos que focar na garantia do acesso”, destacou.
Imagem: Divulgação  Comunidade da Boa Hora é beneficiada com uma Unidade Básica de Saúde(Imagem:Divulgação ) Comunidade da Boa Hora é beneficiada com uma Unidade Básica de Saúde

O chefe do executivo municipal destacou também que a UBS da Boa Hora contará também com uma experiência inovadora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na zona rural. “O programa permite estabelecer um novo padrão e garantir transparência nas próximas ações governamentais direcionadas à atenção básica. O PMAQ visa induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica por meio da avaliação constante de seus profissionais, que passam a atender pela manhã e pela tarde. Assim, essa unidade vai ser modelo para as demais da zona rural de Teresina”, ressaltou.

Raimundo Bastista, morador mais antigo da comunidade, estava radiante com a entrega da Unidade no povoado. “Já moro no povoado Boa Hora há 59 anos e para mim é uma felicidade receber esse posto de saúde, especialmente pela homenagem ao João Cirilo, que fundou o nosso povoado. Essa é uma obra que exalta a vida, tendo em vista que saúde é vida”, salientou.

A comunidade terá à sua disposição na UBS João Cirirlo uma equipe Estratégia Saúde da Família composta por médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde. A unidade conta ainda com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF – que é formado por assistente social, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.

“Esta equipe pretende trabalhar de forma integrada à rede de serviços para contribuir com a resolutividade da ESF, por meio de práticas complementares como atividades físicas, orientações relativas à alimentação, saúde mental, serviço social e saúde de grupos como crianças, adolescentes e mulher, entre outros. Ficamos felizes por entregar nesse povoado a UBS, um equipamento público que inclui e dá dignidade aos cidadãos”, afirmou Luiz Lobão, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

HOMENAGEM

João Cirilo é o fundador do povoado Boa Hora, que foi criado em 1947. Na comunidade prestou relevantes serviços, constituiu família e criou os seus 28 filhos. A neta de João Cirirlo, Aracélia dos Santos, afirmou estar honrada com a homenagem. “Essa homenagem da Prefeitura de Teresina retrata o trabalho e os anseios de João Cirilo. Queremos que este espaço seja de acolhimento das pessoas e que a saúde da Boa Hora sirva de modelo e melhore a cada dia”, disse.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.