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Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2014 no Piauí

Segundo a Coordenadora do Órgão, Luísa Lacerda, o cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento essencial de defesa e orientação dos consumidores.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON) divulgo nesta segunda-feira (16) o Cadastro das Reclamações Fundamentadas do ano de 2014, documento publicado anualmente por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado ontem (15). Segundo a Coordenadora do Órgão, Luísa Lacerda, o cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento essencial de defesa e orientação dos consumidores.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o fornecedor.

A ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.

Em 2014, a campeã em reclamações foi a empresa Telemar Norte Leste (Oi Fixo), com 186 ocorrências, sendo a maioria por cobrança indevida e serviços não fornecidos. Em segundo lugar, está outro ramo da mesma empresa: Oi Móvel / Oi TV, com 130 reclamações. O terceiro lugar é ocupado pela Eletrobrás Piauí (Parnaíba), que foi seguida pelas empresas Claro S.A., Eletrobrás Piauí (Geral), Sky Brasil Serviços LTDA, Samsung, Lojas Insinuante, TIM Celular S.A e Lojas Rabelo.

Imagem: ReproduçãoRanking(Imagem:Reprodução)Ranking


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