Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias lança Plano Safra 2015/2016

O Plano Safra visa apoiar as ações de custeio e investimentos para pequenos, médios e grandes produtores rurais do Piauí.

O governador Wellington Dias (PT) lançou, nesta terça-feira (8), no Palácio do Karnak, o “Plano Safra 2015/2016”. Participaram da solenidade a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma, o secretário Fábio Abreu (PTB), o deputado João Mádison (PMDB), entre outras autoridades.

O plano é fruto de ações conjuntas entre órgãos estaduais, federais, Sebrae do Piauí, Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), além de instituições financeiras, responsáveis por disponibilizar recursos, por meio de linhas de crédito, para o setor produtivo. Os investimentos serão aplicados pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1Lançamento do Plano Safra Estadual (Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Lançamento do Plano Safra Estadual 
O Plano Safra visa apoiar as ações de custeio e investimentos para pequenos, médios e grandes produtores rurais do Piauí. Esse plano ainda terá R$ 1.328.611.216,20 bilhão para disponibilizar através de linhas de créditos pelos agentes financeiros para o setor produtivo.

Segundo o secretário Francisco Limma, o Plano Safra faz parte de um esforço de vários órgãos. “Houve esforço de juntar todo mundo pela primeira vez. Estamos definindo que vamos poder estimular nos próximos anos o aumento da produção agropecuária em 40% nos próximo 4 anos, uma média de 10% em cada ano”, disse o secretário.
Imagem: Luiz Carlos Júnio/GP1Francisco Limma no lançamento do Plano Safra Estadual(Imagem:Luiz Carlos Júnio/GP1)Francisco Limma no lançamento do Plano Safra Estadual
O governador Wellington Dias afirmou que o plano vai gerar mais renda para o Estado. “A rigor, o Plano Safra já está em curso. Tivemos esse entendimento com os órgãos financeiros, federais, estaduais, da agricultura familiar, e dos médios e grandes agricultores para o Plano Safra. Em 2015 já tivemos um posição de safra melhor e de pastagem melhor. Se tivermos todo o empenho de cada área, vamos fazer circular diretamente cerca de 1 bilhão e 300 milhões”, afirmou Wellington.
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1Wellington Dias(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Wellington Dias
Wellington destacou ainda que com a recente aprovação de projeto de regularização fundiária, haverá mais segurança para os futuros investidores. “Estamos fazendo um processo ousado de regularização fundiária. Os deputados aprovaram um importante projeto que é fundamental já para essa safra de 2016, que vai facilitar a regularização de pequenas e grandes áreas garantindo segurança ao investidor. Ainda há a possibilidade de entre 2015 e 2016 ampliar as áreas regularizadas no Piauí”, disse o governador.

Além dos investimentos aplicados por meio das linhas de crédito, o plano prevê utilização de recursos por meio de convênios, programas e repasses pelas instituições: Codevasf, Conab, Dnocs, Embrapa, Incra, MAPA/SFA-PI, MDS, Superintendência da Pesca e Aquicultura, Delegacia Federal do MDA-PI, Sebrae-PI, Senar, SDR, Interpi, Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí, Emater, Adapi, Sasc e Ceapi, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento agropecuário do estado.
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1Lançamento do Plano Safra Estadual(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Francisco Limma assina Plano Safra Estadual
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1Lançamento do Plano Safra Estadual(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Lançamento do Plano Safra Estadual
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1Lançamento do Plano Safra Estadual(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Lançamento do Plano Safra Estadual

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.