Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias discute ações para implantação do Sisar Teresina

A implantação deve ocorrer até março de 2018 e 80 comunidades serão beneficiadas.

O Governo do Estado deu hoje mais um passo no planejamento para implantação do Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar Teresina. Em audiência com representantes do Instituto de Águas do Piauí, da Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural e da Macs Energy e Water, uma empresa alemã, o governador Wellington Dias anunciou que serão contempladas 80 comunidades da região da grande Teresina, incluindo os municípios de Monsenhor Gil, Nazária e José de Freitas.

“A própria comunidade é preparada para operar o sistema. As contas saem mais baratas, tem eficiência para resolver os problemas de forma rápida. Acredito que seja um sistema eficiente para comunidades rurais”, ressaltou Dias.

  • Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington Dias participou da reuniãoGovernador Wellington Dias participou da reunião

O Sisar é uma espécie de associação que reúne diversas comunidades, capitalizada com recursos das contas paga pelos usuários. A gestão dos sistemas de abastecimento fica com os próprios moradores. Quando algum problema afeta a distribuição, seja por vazamento ou danificação da bomba d’água, a resolução é rápida e não depende do poder público. A Macs, especialista no assunto, presta consultoria ao Piauí desde a implantação do Sisar-Picos, ocorrida em 2004.

“Será um impacto importante para a população rural de Teresina, que enfim terá serviços de água e saneamento eficientes. Água 24 horas, 7 dias por semana” destacou Thomas Schiller, diretor da Macs Energy & Water.

  • Foto: Divulgação/AscomSistema integrado de Saneamento RuralSistema integrado de Saneamento Rural

Todos os investimentos necessários para a rede de captação e distribuição de água nas comunidades contempladas, serão custeados pelo Governo do Estado. O governador Wellington Dias tem a intenção de iniciar a implantação do Sisar-Teresina, até março de 2018

“É um sistema autosustentavel financeiramente e ambientalmente, visto que não há desperdício. Toda água fornecida é tratada, diferente da maioria dos sistemas municipais. Os moradores recebem água regularmente a um preço quase 10 vezes menor que o cobrado por uma distribuidora convencional” finalizou Gilberto Medeiros, coordenador de Fomento ao Saneamento Rural.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.