Fechar
GP1

Piauí

Locutor de "A Voz do Brasil" João Marques morre aos 84 anos

Marques, que estava internado por conta de uma pneumonia, foi um dos grandes locutores do país e do início do rádio em Brasília.

O locutor João Marques, 84 anos, uma das vozes mais conhecidas de A Voz do Brasil, morreu nesta sexta-feira (25), vítima de um infarto. Marques, que estava internado por conta de uma pneumonia, foi um dos grandes locutores do país e do início do rádio em Brasília.

O radialista mudou-se do Rio de Janeiro para a capital federal em 1961 e passou por diversas emissoras, como a Nacional, a Educadora, a Alvorada e a Rádio Senado, onde atuou até 2009.

João Marques apresentou o Jornal do Senado, dentro do programa A Voz do Brasil, pela primeira vez em 1974. Ficou 35 anos como titular do posto. Com a criação da Rádio Senado, em 1997, liderou o time de locutores da emissora.Também emprestou sua voz marcante a diversos programas premiados da Rádio Senado, como o Brasil 500 anos . Ouça aqui trechos da voz do locutor.

  • Foto: Arquivo/Rádio SenadoJoão Marques (de cabelos brancos, mais ao centro da foto) em visita à redação da Rádio Senado no ano de 20João Marques (de cabelos brancos, mais ao centro da foto) em visita à redação da Rádio Senado no ano de 20

O primeiro diretor da Rádio Senado, Silvio Hauagen, lembrou que o radialista foi o responsável pela primeira transmissão da emissora, em 29 de janeiro de 1997: “O João Marques foi a primeira voz a surgir na programação da Rádio Senado. João Marques é um nome que dispensa maiores comentários, conhecido nacionalmente. Não há quem desconheça a voz do João Marques”.

Tendo se aposentado em 2003 como servidor efetivo do Senado, não demorou muito para que João Marques voltasse a comandar A Voz do Brasil, desta vez como terceirizado. O afastamento definitivo só veio mesmo em 2009, com a realização de concurso público na área de locução para a Rádio Senado.

A diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom), Angela Brandão, lamentou o falecimento do locutor em nota de pesar e registrou sua contribuição como servidor e locutor da emissora.

“Mesmo aposentado do Senado Federal, João Marques continuou trabalhando na Casa até 2009, exercendo sempre com brilhantismo e competência a apresentação de programas jornalísticos e culturais. Uma personalidade inteligente, afável e gentil, Joãozinho, como era carinhosamente chamado pelos colegas, vai deixar uma saudade enorme em todos aqueles que tivemos a oportunidade de com ele conviver. É uma perda irreparável para o Rádio no Brasil”, afirmou Angela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.