Fechar
GP1

Piauí

Piauí dobra número de pessoas privadas de liberdade aptos ao SISU

Em 2017, 313 reeducandos do Piauí foram inscritos no ENEM, sendo que 175 destes realizaram o exame.

Visando reinserir as pessoas privadas de liberdade (PPL) na sociedade, porém transformados por meio da educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou diversas atividades direcionadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas unidades prisionais do Piauí. Como resultado desse esforço, o número de reeducandos que conseguiram média para concorrer a uma vaga na universidade dobrou em 2018.

Em 2017, 313 reeducandos do Piauí foram inscritos no ENEM, sendo que 175 destes realizaram o exame. 36 conseguiram média para concorrer ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), um número 100% maior que o ano anterior, quando 18 PPLs conseguiram uma vaga no ensino superior através do ENEM.

  • Foto: Divulgação/AscomReeducandosReeducandos

A coordenadora do Pré-ENEM Seduc, Hildalene Pinheiro, explica que ação é uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), cujo objetivo é ampliar as oportunidades de educação para esse público.

"As revisões do Pré-ENEM Seduc aconteceram em 18 penitenciarias do Estado. Além de enviar a equipe de professores e do Canal Educação, a Seduc forneceu material, com o caderno de questões. Esse resultado nos deixa satisfeito e mostra que o trabalho tem que continuar”, observa a coordenadora.

As atividades voltadas à educação no sistema carcerário têm gerado resultados positivos ao longo dos anos. Em 2015 seis reeducandos obtiveram notas superiores a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que três deles conseguiram vagas no ensino superior. Em 2016 esse número cresceu e o Estado contou com 18 aprovações pelo Enem, dentre outras certificações para o Ensino Médio.

"A Seduc implantou o Canal Educação em 13 unidades prisionais do Estado, o que certamente oportuniza maior preparo desse público para o Enem e para outros testes como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que serve de base para a certificação do Ensino Médio. O objetivo é universalizar a educação dentro da perspectiva do Plano Estratégico de Educação no Sistema Prisional, realizado por meio de parceira entre a Seduc e Sejus", afirma a secretária da Educação, Rejane Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.