Fechar
GP1

Piauí

Prova do Saepi será aplicada nesta quarta-feira no Piauí

O secretário da Educação, Helder Jacobina, convidou através das redes sociais, todos os estudantes piauienses para realizarem a prova.

Nesta quarta-feira (28), 130 mil estudantes de 601 escolas públicas de todo o estado do Piauí, regularmente matriculados do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional serão avaliados, pela prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).

O exame visa diagnosticar o desempenho dos alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) especialmente em duas áreas do conhecimento, língua portuguesa e matemática, para que sejam definidas as ações prioritárias de intervenção na rede e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos.

O secretário da Educação, Helder Jacobina, convidou através das redes sociais, todos os estudantes piauienses para realizarem a prova.“Estamos aqui mais uma vez para convidar nossos alunos que irão realizar nesta quarta-feira (28) a nossa prova do Saepi. Mas o que é o Saepi? É o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, esse sistema ele tem por objetivo corrigir o fluxo principalmente de duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática, e é através dessa correção, que poderemos fazer com que nossas escolas possam avançar cada vez mais, conseguindo índices educacionais ainda mais positivos para o nosso estado. Então contamos com a presença de todos vocês nessa quarta, para realizar essa prova que será muito importante para o futuro da nossa educação, é através dela que conseguiremos investir, ou mais na matemática, ou mais no português, verificando onde estão os erros, os acertos, e melhorar cada vez mais”, disse o secretário.

A prova

Os estudantes terão duas horas e meia para fazer as provas no horário de aula. Gerentes regionais, coordenadores das Gerências Regionais de Educação (GREs) e supervisores municipais foram capacitados para aplicar a avaliação.

O resultado do Saepi 2018, também, será usado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) e a elaboração e sistematização do Plano de Metas 2019/2022.

Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem e uma visão mais detalhada da realidade educacional.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.