Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias debate novo sistema de compras para o Estado

Equipes do Estado irão trabalhar em conjunto com técnicos do Banco Mundial e dar maior transparência e agilidade ao sistema de compras governamental.

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta quinta-feira (13), com a representante do Fórum Permanente de Inovação para o Setor Público, professora Florência Ferrer, o secretário de Planejamento, Antônio Neto, bem como o secretário de Administração, Ricardo Pontes e o controlador Geral, Nuno Kauê, em audiência no Palácio de Karnak. O objetivo do encontro é debater a implantação de um novo sistema de compras e de uma central de licitações para o Estado.

Em ação promovida pelo Banco Mundial, a professora Florência Ferrer visita o Piauí para dar consultoria aos gestores estaduais no desenvolvimento de políticas públicas que qualifiquem o sistema de compras, uma vez que o estado compra, por ano, valores que giram em torno de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão. O desafio do Governo é converter esse consumo para o mercado interno, gerando emprego e renda com o desenvolvimento da atividade econômica.

  • Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington Dias debate novo sistema de compras e licitações para o EstadoGovernador Wellington Dias debate novo sistema de compras e licitações para o Estado

Nós compramos farda escolar, roupa para hospital, compramos muitas vezes material da construção civil, produtos alimentícios, merenda. É possível produzir isso no Piauí. Nós podemos ter parceria, com o incentivo que de essa compra seja feita no nível local, fortalecendo empreendimentos genuinamente nossos, além de criar novos postos de trabalho, fazendo esse dinheiro circular na nossa economia”, destaca Dias.

Ainda segundo o governador, o sistema apresentado pelo Fórum Permanente de Inovação para o Setor Público é moderno e permite um maior controle de qualidade nos custos das compras. Equipes do Estado irão trabalhar em conjunto com técnicos do Banco Mundial e dar maior transparência e agilidade ao sistema de compras governamental.

Para a professora Florência Ferrer, as compras públicas têm alta sensibilidade junto ao comercio local e deve ser enxergada como uma política integral. “Quando o Estado consegue reter uma massa de compras no seu mercado interno, alavanca a capacidade de emprego, renda e estabilidade para micro e pequena empresa. Além disso, a modernização do sistema traz transparência e maior controle interno ao processo”, explica.

O secretário de Administração, Ricardo Pontes, pontua a importância desse novo sistema. “Estamos trabalhando um novo sistema de compras para que a gente possa centralizar esse serviço, gerando mais controle e transparência. Estamos nessa parceria com o Banco Mundial, em que vamos reduzir os gastos com as compras e também melhorar as contas do estado”, pontua.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.