Fechar
GP1

Piauí

Professores pedem lei para obrigar ensino de espanhol no Piauí

Uma decisão nacional barrou a lei 11.161, que dava obrigatoriedade do ensino de espanhol no Ensino Médio.

Professores de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão contestando o fim da obrigatoriedade do ensino de espanhol no Ensino Médio e querem que seja aprovada uma lei estadual que possa garantir a disciplina nas escolas do Piauí.

Na gestão do ex-presidente da República Michel Temer (MDB) foi feita a Reforma do Ensino Médio e nela foi revogada a Lei de nº 11.161/2005 que previa a oferta obrigatória do espanhol. Com a reforma, o inglês é a única língua estrangeira obrigatória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Agora os professores de Letras Espanhol querem, por meio de lei estadual, o ensino da disciplina como obrigatória, assim como tem acontecido em alguns estados brasileiros.

  • Foto: Cinara Taumaturgo/ GP1 Mestre Josinaldo Oliveira dos Santos, coordenador do curso Letras Espanhol da UESPIMestre Josinaldo Oliveira dos Santos, coordenador do curso Letras Espanhol da UESPI

O GP1 conversou com o mestre Josinaldo Oliveira dos Santos, coordenador do curso Letras Espanhol da UESPI. Ele explicou que ao barrar a lei, o Brasil está regredindo. “Na educação quando você regride, as gerações vão perdendo, perde também o mercado de trabalho, a qualificação e também o desenvolvimento da própria parte financeira de um país. O Piauí vai começar a regredir em termos de qualidade profissional dos seus filhos. Isso diminui o PIB e infelizmente a tendência é entrar em caus”, ressaltou.

Segundo ele, sem a obrigatoriedade da disciplina, pode ocorrer uma grande demissão de professores. “No Brasil, imagine quantas pessoas podem perder seu emprego com a retirada do espanhol ou que já perderam seu emprego. Hoje nós temos 300 professores efetivos, mais 200 contratados, sem contar as escolas privadas que já começaram a demitir e isso gerou um problema para o nosso estado”, lamentou o coordenador.

O Governo Federal possui uma base curricular, cuja única língua estrangeira obrigatória é o inglês, mas as escolas podem ofertar disciplinas além das obrigatórias. Apesar disso, os professores pedem que uma lei estadual obrigue as escolas ofertarem o espanhol. Estados como Paraíba, Rondônia e Rio Grande do Sul já provaram a lei e em Alagoas e Pernambuco o caso está tramitando na Assembleia Legislativa.

“No ano passado apresentamos a minuta de lei para o deputado Fábio Novo na Assembleia e nesse ano voltamos o diálogo em fevereiro com o deputado para que fosse representado. Foi feita uma comissão, conseguimos levar 20 pessoas na Assembleia, mas a ideia é chegar uma audiência pública para levar umas 200 pessoas e mostrar a importância do espanhol. A ideia é que até maio seja aprovado o projeto de lei para que no estado do Piauí o espanhol seja obrigatório também”, explicou o coordenador Josinaldo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.