Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias defende mudanças na Reforma da Previdência

"Colocamos em uma carta a necessidade do governo tirar o que está na proposta que prejudica os mais pobres, como a redução dos benefícios para os rurais", disse.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que no Fórum dos Governadores do Nordeste, que aconteceu na última quinta-feira (14) em São Luís, no Maranhão, vários temas foram discutidos e que os governantes esperam que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) realize mudanças na Reforma da Previdência.

Além de Wellington, participaram do fórum os governadores do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas. No evento os governadores firmaram o “Consórcio Nordeste”, que busca integrar as gestões dos estados nordestinos, adotando sistemas que vão cortar gastos públicos.

Wellington Dias explicou que esse sistema de cooperação já se iniciou entre o Piauí e o Maranhão. “Assinamos uma parceria entre o governo do Piauí e do Maranhão, que possui sistema sofisticado, moderno para essa área de licitações e já vai automático. Foi firmado apenas um termo de cooperação, onde já é possível usarmos legalmente esse sistema do Maranhão que vai ajudar o Piauí. Nesse encontro definimos que o Rui Costa será o primeiro coordenador, já abrimos os grupos técnicos nas áreas de segurança, saúde e turismo e vamos abrir grupos nas mais diversas áreas. É um passo importante e que vai dar bons resultados”, explicou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Um dos temas discutidos foi a Reforma da Previdência, por isso foi escrita uma carta que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro, onde os governadores se manifestaram sobre alguns pontos que acreditam que não devem constar na reforma.

“Nós reafirmamos a posição do Nordeste de compreender a nossa responsabilidade, de trabalhar e contribuir para a previdência, ou seja, garantir que quem é aposentado e pensionista, ou quem vai no futuro se aposentar, tenha a segurança que terá seu benefício assegurado. Colocamos em uma carta a necessidade do governo tirar o que está na proposta que prejudica os mais pobres, como a redução dos benefícios para os rurais, como ampliar a idade dos rurais para 70 anos. Isso não faz sentido nem para as pessoas que trabalham em funções menos insalubres e difíceis, porque é cobrado dos rurais? Porque cobrar deles? Tem a pessoas da atenção continuada, estou falando das pessoas com deficiência, dos que estão em extrema pobreza, que só com 65 anos vão ter esse benefício”, criticou Wellington.

Outro ponto criticado pelo governador é a desvinculação orçamentária que vem sendo proposta nacionalmente, pois isso poderia resultar em redução de repasses para Estados e Municípios. Atualmente o governo federal precisa respeitar um percentual estabelecido por lei, onde deve encaminhar para os estados e municípios recursos que devem aplicar em áreas, como a educação e saúde. A mudança nesse assunto tem gerado críticas.

“Temos essa desvinculação, onde o governo não teria mais a obrigação dos 25% para a educação, dos 15% pra a saúde, ou seja não há um sentido completo nessa proposta. Avaliamos que ela pode precarizar alguns setores, por isso foi uma reunião bastante vantajosa. O Fórum do Nordeste se tornou um ponto importante no Brasil”, destacou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.