Fechar
GP1

Piauí

Taxa de mortalidade infantil no Piauí é a 4ª maior do país, diz IBGE

Os dados são da pesquisa de Mortalidade 2019 elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa de Mortalidade 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a cada mil nascidos vivos no Piauí, cerca de 17,5 morrem antes de completarem um ano de idade. É a quarta maior taxa de mortalidade infantil do país, inferior apenas ao Maranhão (18,6), Rondônia (18,8) e ao Amapá (22,6).

O estado com menor indicador é o Espírito Santo (7,8). No Brasil, o índice é de 11,9 mortes a cada mil nascidos vivos, de acordo com a Tábua Completa de Mortalidade 2019, do IBGE. O estudo mostra ainda que a mortalidade infantil atinge em maior proporção as crianças do sexo masculino no Piauí.

Entre eles, a taxa é de 18,2 mortes a cada mil nascidos vivos. Já entre as crianças do sexo feminino, a probabilidade é que, a cada mil nascidas vivas, cerca de 16,7 não cheguem a completar um ano de idade. No Brasil, as crianças do sexo feminino também têm maior possibilidade de chegarem a completar um ano de idade do que aquelas do sexo masculino.

A taxa de mortalidade infantil entre as mulheres nascidas vivas no país é de 11 a cada mil, índice que sobe para 12,8 mortes a cada mil nascidos vivos do sexo masculino. Somente em Roraima o índice de mortalidade infantil é maior entre as mulheres (16,9) do que entre os homens (16,4).

Os índices encontrados no Brasil são superiores às taxas dos países mais desenvolvidos do mundo. Japão e Finlândia, por exemplo, possuem taxas de 1,8 e 1,7 mortes a cada mil nascidos vivos no período de 2015-2020, respectivamente. No entanto, os índices do Brasil são bem menores quando comparadas com as taxas de países da África Central e Ocidental, por exemplo, onde os índices estão em torno de 90 mortes para cada mil nascidos vivos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.