Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o 4º estado do país em número de casas sem banheiro, diz IBGE

Conforme os dados, o número representa 11% dos lares do estado, percentual acima do verificado no Brasil, onde apenas 2,2% das residências não possuem banheiro (cerca de 1,62 milhão de domicí

O Piauí é o quarto estado do Brasil com o maior percentual de domicílios que não possuem banheiro de uso exclusivo dos moradores, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (07). Segundo a pesquisa, são 114 mil residência sem banheiro.

O número representa 11% dos lares do estado, percentual acima do verificado no Brasil, onde apenas 2,2% das residências não possuem banheiro (cerca de 1,62 milhão de domicílios).

Recolhimento de lixo

A pesquisa também levantou outros dados sobre serviços de saneamento básico. A taxa de domicílios em que o lixo é recolhido diretamente pelo serviço de limpeza no Piauí é de 67,6%, a 4ª. menor do país, abaixo da média brasileira, que é de 84,4%. Em 26,7% das residências piauienses, o lixo é queimado na propriedade e em 3,2% o lixo é coletado em caçamba do serviço de limpeza. Cerca de 2,5% dos domicílios dão outro destino ao lixo.

Abastecimento de água

Quanto ao abastecimento de água, a rede geral de distribuição atende a 85,1% dos domicílios do Piauí. Cerca de 7,8% dos lares têm como fonte principal de água o poço profundo ou artesiano e 2,5% poço raso, freático ou cacimba. Aproximadamente 0,2% dos domicílios do estado são abastecidos por fontes ou nascentes e 4,4% usam outros meios para obtenção de água.

O acesso a água é diário em 94,5% das residências do Piauí em que a rede de distribuição geral de água é a principal forma de abastecimento. Em 4,5% dos domicílios, há disponibilidade de água entre 4 a 6 dias na semana. Já em 0,8% dos lares, a água está disponível apenas de 1 a 3 dias na semana.

Já a energia elétrica alcança a quase totalidade dos lares piauienses, no qual 98,6% dos domicílios são atendidos exclusivamente pela rede geral de distribuição. Em 99,1% dos domicílios que possuem acesso ao serviço pela rede geral, há abastecimento em tempo integral.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí possui 35 mortes e mais de mil casos confirmados de coronavírus

Brasil tem 8.536 mortes e 125.218 casos confirmados de coronavírus

Wellington Dias cria Política Estadual de Saneamento Básico

Câmara dos Deputados encerra votação de novo marco do saneamento

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.