Fechar
GP1

Piauí

IBGE: mais de 40% dos idosos do estado Piauí são analfabetos

Entre as pessoas de cor ou raça branca com 60 anos ou mais no Piauí, cerca de 31,3% são analfabetas. Já entre os idosos de cor ou raça preta ou parda, o percentual é de 43,4%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou uma pesquisa nesta quarta-feira (15) que aponta que o Piauí tem o 2º maior índice do país de analfabetismo entre idosos. Cerca de 41,3% dos piauienses com 60 anos ou mais são analfabetos. Apenas o Maranhão tem taxa maior nesse grupo etário: cerca de 45,9%.

No Brasil, aproximadamente 18% dos idosos são analfabetos, menos da metade do registrado no Piauí. Os dados foram coletados no módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Idosos na fila do banco ItaúIdosos na fila de banco

Há diferença na proporção de idosos analfabetos de acordo com a cor ou raça. Entre as pessoas de cor ou raça branca com 60 anos ou mais no Piauí, cerca de 31,3% são analfabetas. Já entre os idosos de cor ou raça preta ou parda, o percentual é de 43,4%.

A pesquisa também mostra que a proporção de pessoas analfabetas no Piauí aumenta quanto mais velho o grupo populacional. Já a quantidade de anos de estudo cresce de maneira inversamente proporcional à idade: quanto mais velhos, menos anos de estudo.

No Piauí, as pessoas com 60 anos ou mais de idade possuem 4,2 anos de estudo em média. Entre aqueles com 25 anos ou mais de idade, a média chega a 7,6 anos. E, considerando as pessoas com 15 anos ou mais de idade, a média quase dobra em relação à população idosa, alcançando 8,1 anos de estudo.

A média de anos de estudo para as pessoas com 25 anos ou mais de idade, ou seja, aquelas que já poderiam ter concluído o processo de educação formal, tem o 2º menor valor do país no Piauí (7,6), juntamente com o Maranhão (7,6). Somente Alagoas teve média de anos de estudo menor que o Piauí entre as pessoas com 25 anos de idade ou mais (7,5). A maior média para essa faixa etária é do Distrito Federal (11,5). A média brasileira ficou em 9,4 anos.

É possível observar que a média de anos de estudo também varia conforme a cor ou raça no Piauí. Entre as pessoas de cor ou raça branca, o número médio é de 9,1 anos de estudo. Já entre os de cor ou raça preta ou parda, a média fica em 8 anos de estudo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.