Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Equatorial diz que 280 árvores caíram sobre a rede elétrica em Teresina

Após as fortes chuvas em Teresina, alguns bairros já registram cerca de 36 horas sem fornecimento de energia elétrica.

A Equatorial Piauí emitiu mais uma nota esclarecendo que está com estrutura reforçada em campo e no Centro de Operações para restabelecer o fornecimento de energia nos demais bairros de Teresina que continuam sem energia desde a véspera da virada do ano, no último dia 31.12.20.

Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores. As regiões que mais tiveram queda de árvores foram a leste e norte, onde a situação está mais crítica.

Ainda de acordo com a concessionária, em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento, já que é preciso uma reconstrução da infraestrutura das redes.

A nota diz ainda que foi solicitado o apoio da Prefeitura de Teresina e do Corpo de Bombeiros para dar suporte na remoção de árvores de grande porte que tomaram espaço na via em vários pontos da cidade, dificultando o trabalho dos técnicos da distribuidora.

Confira abaixo a nota na íntegra:

"A Equatorial Piauí emitiu uma nova nota esclarecendo que está com estrutura reforçada em campo e no Centro de Operações para restabelecer o fornecimento de energia nos demais bairros de Teresina que continuam sem energia desde a véspera da virada do ano, no último dia 31.

Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores.

A Equatorial Piauí esclarece que está atuando com estrutura reforçada em campo e no Centro de Operações para reestabelecimento do fornecimento de energia para os clientes atingidos pelas ocorrências devido às chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas ocorridos na noite do dia 31 de dezembro em Teresina. No momento, 82 equipes de atendimento emergencial, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências.

Todo o trabalho da distribuidora está focado na recuperação do sistema após os severos danos causados a rede elétrica de distribuição por motivos externos e causas não associadas às condições de operação e manutenção do sistema.

Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores. A quase totalidade das árvores são situadas em terrenos particulares. A Equatorial reforça a necessidade do cuidado com a manutenção, plantio de espécies adequadas e em local seguro, distante da rede elétrica. Nesses casos, a poda regular, antes que a árvore se aproxime da rede, deve ser realizada pelo responsável pelo imóvel.

Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento. Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação há a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

Considerando o cenário e para viabilizar o restabelecimento da energia no menor tempo possível nas áreas ainda afetadas, a Equatorial Piauí solicitou apoio da Prefeitura de Teresina e Corpo de Bombeiros para suporte na remoção de árvores de grande porte que obstruem vias ou dificultam o trabalho dos técnicos da distribuidora em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas leste e norte, onde foram verificadas as situações mais críticas. O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de descargas atmosféricas e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoor, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital.

A Equatorial reafirma o compromisso de continuar com toda a sua estrutura dedicada até que o fornecimento seja plenamente restabelecido para todos os seus clientes".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

James Guerra critica Equatorial por demora no restabelecimento de energia

Bairros estão há mais de 36 horas sem energia elétrica em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.