Fechar
GP1

Piauí

Câmara aprova projeto de Rejane Dias que cria auxílio-gás de 50%

A deputada é uma das autoras da proposta e foi escolhida pelo PT para falar em defesa do projeto.

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (29) um projeto de lei, de autoria da deputada Rejane Dias (PT) e da bancada do Partido dos Trabalhadores, que cria o auxílio "Gás Social" – um subsídio a famílias de baixa renda para a compra de gás de cozinha com o desconto de até 50%.

A deputada é uma das autoras da proposta e foi escolhida pelo PT para falar em defesa do projeto no plenário. “Foi uma luta muito grande. Um projeto nosso, que iniciamos ainda antes da pandemia, e que agora chega ao Senado, com uma proposta que une todas as forças políticas”, destacou a parlamentar piauiense.

Foto: Reprodução/FacebookRejane Dias
Rejane Dias

Ao texto, a parlamentar acrescentou um recorte mais profundo nos critérios de acesso ao benefício. Desse modo, terão prioridade famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham entre seus membros beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Vítimas de violência doméstica também serão atendidas

Uma emenda de Rejane, apoiada pela bancada feminina, garantiu que o benefício fosse estendido também a mulheres vítimas de violência doméstica monitoradas por medidas protetivas. Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser aprovado pelos senadores e em seguida, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Pela proposta, o valor do benefício deve ser fixado semestralmente e será de no mínimo, metade da média do preço nacional de um botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP). O Ministério da Cidadania deverá regulamentar, em até 60 dias após a publicação da lei, os critérios e o período de vigência do programa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.