Fechar
GP1

Piauí

Fornecimento de energia é restabelecido em 17 municípios do Piauí

Segundo a Equatorial Piauí, cerca de 53 mil clientes foram prejudicados com a falta de energia.

A Equatorial Piauí informou na manhã deste sábado (15), que restabeleceu o fornecimento de energia nos 17 municípios afetados por forte chuva que atingiu a região do Médio Parnaíba na noite de ontem, afetando 53 mil clientes.

Os municípios onde o serviço foi restabelecido são: Amarante, Palmeirais, São Pedro do Piauí, Jardim do Mulato, Regeneração, Angical do Piauí, Água Branca, Hugo Napoleão, Santo Antônio dos milagres, São Gonçalo do Piauí, Barro Duro, Miguel Leão, Olho D’água do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Monsenhor Gil, Agricolândia e Lagoinha do Piauí.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Equatorial em Teresina Piauí
Equatorial em Teresina Piauí

Conforme a Equatorial Piauí, a forte chuva e os ventos que atingiram a região de São Pedro e Água Branca, situadas no Médio Parnaíba, provocaram estragos nas cidades e ocasionaram o desarme da Subestação São Pedro do Piauí e o bloqueio da Linha de Distribuição de 69 kV que interliga as subestações Nazária, São Pedro, Regeneração e Amarante.

Ainda conforme a Equatorial Piauí, os trabalhos das equipes se estenderam por toda a madrugada e a normalização do serviço ocorreu em duas etapas. Em um primeiro trecho, foram identificados cabos entrelaçados na rede de alta tensão em dois pontos de difícil acesso na região de mata densa. Após atuação das equipes, o fornecimento foi restabelecido às 5h43 para 38.123 clientes atendidos pela subestação São Pedro. Em outro trecho da linha foi identificada a queda de uma árvore de grande porte sobre a rede, ocasionando a quebra de um poste de média tensão. Às 7h49, foi concluída a energização das subestações Amarante e Regeneração, restabelecendo o serviço para os 15.400 clientes que ainda estavam impactados.

Confira a nota da Equatorial Piauí na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Equatorial Piauí restabelece o fornecimento de energia, após forte chuva e ventos na região de Água Branca e São Pedro do Piauí

A forte chuva e os ventos que atingiram a região de São Pedro e Água Branca, situadas no Médio Parnaíba, provocaram estragos nas cidades e ocasionaram o desarme da Subestação São Pedro do Piauí e o bloqueio da Linha de Distribuição de 69 kV que interliga as subestações Nazária, São Pedro, Regeneração e Amarante a partir das 15h05 desta sexta-feira (15). Os trabalhos seguiram durante toda a madrugada e o serviço já foi restabelecido a 100% dos clientes atingidos.

A ocorrência ocasionou a interrupção do fornecimento de energia nos municípios de Amarante, Palmeirais, São Pedro, Jardim do Mulato, Regeneração, Angical do Piauí, Água Branca, Hugo Napoleão, Santo Antônio dos milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, Barro Duro, Miguel Leão, Olho D’água do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Monsenhor Gil, Agricolândia e Lagoinha do Piauí, impactando cerca de 53 mil clientes.

Mobilização para o restabelecimento do fornecimento

Desde o início da ocorrência, equipes técnicas foram acionadas e atuaram no sentido de realizar manobras e acelerar a recomposição do sistema para as localidades impactadas. O fornecimento foi normalizado, às 17h01, para o município de Palmeirais, com a transferência das cargas para atendimento por outro alimentador.

As equipes de plantão da Equatorial Piauí realizaram vistorias em toda a Linha de Distribuição no sentido São Pedro – Nazária para identificar os pontos danificados, inclusive com o apoio de drones, para agilizar o mapeamento da rede. Em função dos estragos causados à rede de atendimento, com danos à postes e condutores, também foram mobilizadas equipes de construção de linhas, manutenção e linha viva (equipes que atuam em redes energizadas), direcionadas a partir de Teresina, para realização do serviço.

A operação complexa se estendeu por toda a madrugada, e a normalização do serviço ocorreu em duas etapas. Em um primeiro trecho, foram identificados cabos entrelaçados na rede de alta tensão em dois pontos de difícil acesso na região de mata densa. Após atuação das equipes, o fornecimento foi restabelecido às 5h43 para 38.123 clientes atendidos pela subestação São Pedro. Os trabalhos seguiram, e em outro trecho da linha foi identificada a queda de uma árvore de grande porte sobre a rede, ocasionando a quebra de um poste de média tensão. Às 7h49, foi concluída a energização das subestações Amarante e Regeneração, restabelecendo o serviço para os 15.400 clientes que ainda estavam impactados.
Durante toda a ocorrência, a área de Relacionamento da Distribuidora manteve contato direto com a gestão dos municípios, para suporte a centrais de vacinas e hospitais.

Caso algum cliente ainda precise de atendimento a situação pontual de falta de energia, a Equatorial disponibiliza para registro a Central de Atendimento, por meio do número 0800 086 0800, Clara (assistente virtual), via WhatsApp (86) 3228-8200, site pi.equatorialenergia.com.br ou aplicativo da Equatorial Energia, disponível para as plataformas Android e iOS.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.