Fechar
GP1

Piauí

Alepi aprova exigência de curso superior para ingresso na PM

Com a aprovação, o projeto de lei seguirá para a sanção do governador Wellington Dias (PT).

Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovaram nesta quarta-feira (22), por unanimidade, a mensagem nº 95 do Governo do Piauí, que altera as normas de ingresso na Polícia Militar do Piauí e permite que pessoas formadas em qualquer curso superior possam adentrar na corporação como oficial. Com a alteração na lei, passa a ser obrigatória formação em ensino superior para ingresso como soldado. Com a aprovação, o projeto segue para a sanção do governador Wellington Dias (PT).

De acordo com o deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL), que já foi comandante-geral da PM, a mudança apresenta melhorias para o nível intelectual da corporação.

Foto: Alef Leão/GP1Deputado Coronel Carlos Augusto
Deputado Coronel Carlos Augusto

“A porta de entrada para a Polícia Militar agora é com o curso superior, antigamente era por ensino médio. A outra mudança é que para oficial não exigirá somente curso de Direito. Tivemos apenas um concurso com essa mudança, qualquer área de conhecimento vai valer e isso é uma abertura para melhora do nível intelectual da PM”, destacou.

A matéria chegou ao plenário da Alepi nesta quarta-feira (22) e altera a redação da Lei nº 3.8080, de 15 de julho de 1981. O projeto já havia passado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Social, em reunião extraordinária nesta manhã, sendo aprovado por unanimidade, com todos os votos favoráveis.

Mesmo que a matéria tenha sido aprovada pelos parlamentares, o projeto de lei não altera o atual concurso da PM, que ainda está em andamento.

Participaram da reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Social os deputados Francisco Limma (PT), João Madison (MDB), Teresa Britto (PV), Francisco Costa (PT), Ziza Carvalho (PT), Severo Eulálio (MDB), Evaldo Gomes (Solidariedade) e Pablo Santos (MDB).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.