Fechar
GP1

Piauí

Aprosoja aciona Governo Federal após rompimento de trecho da PI 247

Após o rompimento da rodovia, muitas comunidades ficaram isoladas e a produção agrícola suspensa.

Devido as fortes chuvas que seguem atingindo o Sul do Piauí, a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), nesta segunda-feira (27), acionou os órgãos públicos do Piauí, bem como o próprio Governo Federal, com o objetivo de obter apoio no escoamento da produção de grãos do cerrado piauiense após o rompimento da PI 247.

Segundo a Aprosoja, diante da calamidade, que pode levar a grandes perdas, o Governo do Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), o Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram acionados para que possam dar apoio aos agricultores.

Foto: Reprodução/WhatsappRodovia PI 247 se rompeu após fortes chuvas no cerrado do Piauí
Rodovia PI 247 se rompeu após fortes chuvas no cerrado do Piauí

“Já acionamos os órgãos estaduais e o Governo Federal, também, porque esta é uma das estradas incluídas na questão da federalização e a recuperação dos trechos é urgente sob risco de perdas na nossa safra”, afirmou o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto.

Ainda de acordo com a associação, o problema das estradas se agravou no ano em que o Piauí obteve aumento de produção acima da média na área plantada, crescimento de 7% e, em produtividade, um crescimento de 5%. A expectativa é de 3 milhões de toneladas somente de soja e um total de 5,6 milhões de grãos.

Açoes que serão tomadas

Segundo o Superintendente do DNIT-PI, Ribamar Bastos, o órgão irá iniciar a instalação de uma ponte provisória móvel, através do BEC (Exército Brasileiro), em até 48 horas. O Governado do Estado, através do DER-PI, comprometeu-se em arcar com as despesas de transporte, montagem e operação da ponte.

Entenda o caso

Um dos principais acessos da categoria do agronegócio, que era a PI 247, foi rompida por conta do volume intenso da chuva, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, o que deixou muitas comunidades isoladas e produção agrícola suspensa.

A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Uruçuí, a rodovia foi cortada por volta de 6h da manhã após a cheia do Riacho do Buritizal. Devido a situação, vários caminhões carregados com frutas estão parados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.