Fechar
GP1

Piauí

Produção de grãos no Piauí deve crescer 10,8% em 2021, diz IBGE

A produção de feijão no estado deve aumentar 22,2% em relação ao ano passado. O número representa o maior aumento entre os grãos produzidos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (11), o levantamento da produção agrícola prevista para o ano de 2021. A produção de feijão é destaque no Piauí e deve ter o maior crescimento entre os grãos produzidos no estado, que é de 22,2%. De acordo com a estimativa, serão produzidas 101 mil toneladas do grãos esse ano, sendo que em 2020 foram 83 mil toneladas.

O levantamento também prevê crescimento de 18,1% na fava, de 15,6% na soja, de 7,5% no milho e de 3,5% no arroz produzidos no Piauí. Neste ano, a quantidade total de grãos que devem ser produzidos no estado (5,4 milhões de toneladas) é 10,8% superior ao obtido em 2020, quando o volume foi de 4,9 milhões de toneladas.

Foto: Divulgação/AscomProdução de grãos no sul do Piauí
Produção de grãos no Sul do Piauí

Apesar do crescimento, o feijão deve representar apenas 1,8% da produção total de grãos do estado em 2021, pois os maiores volumes produzidos são da safra de milho (2,3 milhões de toneladas) e de soja (2,8 milhões de toneladas). Juntos, milho e soja representam 95,5% da produção total de grãos do Piauí, que está estimada em 5,4 milhões de toneladas para 2021.

Grãos que terão produção reduzida

São esperadas reduções de 71% na produção de sorgo e de 31,2% na produção de algodão herbáceo. Com relação ao sorgo, a perspectiva é justificada porque a cultura “se trata de safrinha, ou seja, será plantada após a colheita da soja, sendo assim poderão ocorrer alterações nos números ao longo do ano, a depender da decisão dos produtores”, conforme explicou o supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade.

Já o algodão, deve ter queda devido à “supervalorização da soja e do milho, fazendo com que os produtores prefiram plantar soja ou milho nesta safra, em detrimento do algodão”, esclareceu o supervisor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.